2014/04/18

Facebook lança Nearby Friends para ver por onde andam os amigos em tempo real


Se estão com saudades do Google Latitude e são utilizadores do Facebook, vão gostar de saber que agora poderão ter a mesma funcionalidade, vendo por onde andam os vossos amigos em tempo real com este Nearby Friends do Facebook.

Sendo algo que imediatamente fará soar todos os alarmes no que diz respeito à privacidade dos utilizadores, este Nearby Friends é puramente opcional e fica dependente de que cada utilizador o active, podendo também definir com que grupos de amigos quer partilhar a sua localização - sendo necessário que também eles partilhem a localização para que os possamos ver reciprocamente. Para além disso é também possível definir-se a partilha temporária da localização por um tempo pré-definido (ao estilo do que acontece com o Find my Friends no iOS) ideal para eventos temporários.
Confesso que há muito que estava à espera que o Facebook avançasse com algo deste género para cativar os ex-utilizadores do Latitude (entretanto o Google adicionou isso ao Google+... mas a verdade é que a coisa nunca mais voltou a ser como era, e falando por mim, passou de uma coisa que usava com muita frequência para algo que nunca mais voltei a usar). Não sendo um utilizador intensivo do Facebook, não me parece que este Nearby Friends venha ocupar a lacuna deixada pelo Latitude, que neste momento preencho com o Find my Friends do iPhone, mas drasticamente limitada por só estar disponível para quem tiver igualmente um equipamento iOS. Mas no caso dos utilizadores que já passam grande parte do seu dia no Facebook... não me custa nada acreditar que este venha a ser o seu novo "Latitude".

1 comentário:

  1. Mas no g+ está igual ao antigo latitude... Continuo a usar da mesma forma.

    ResponderEliminar