2014/04/21

Goccia - um micro tracker de actividade do tamanho de um botão


Os trackers de actividade arriscam-se a ser dispositivos que se arriscam a estar obsoletos assim que cheguem ao mercado, mas isso não invalida que continuem a surgir mais e mais. No caso deste Goccia, temos um tracker de tamanho ultra-reduzido e que dispensa o recurso ao Bluetooth, optando por um sistema de sincronização por luz.

O Goccia é do tamanho de uma moeda e conta com um sistema de carregamento wireless para facilitar essa operação e dispensar fichas. Mas o seu aspecto mais curioso será certamente o sistema de comunicação, que dispensa o bluetooth e recorre um LED para comunicar com o smartphone. A sincronização é feita colocando o pequeno tracker sobre a câmara frontal do smartphone, e a informação é transmitida através de impulsos luminosos. Não é o primeiro caso que temos deste tipo de sistemas (lembram-se do Timex DataLink?) mas não deixa de ser uma opção curiosa, embora falte descobrir se na prática se torna "prático" estar a sincronizar o dispositivo desta forma - a vantagem do bluetooth é não termos sequer que nos chatear com isso, com tudo ser feito automaticamente sem a nossa intervenção, no caso dos sistemas que suportam "background syncing".

Mas para quem valorizar o pequeno tamanho do tracker, este Goccia não deixará ser uma opção bastante interessante (com a ressalva de que rapidamente se poderá tornar obsoleto, assim que nos próximos meses surgir uma nova geração de smartwatches e wearables) e pode ser vosso por apenas $60 mais $15 dólares de portes (cerca de €54 no total) com entrega prometida para Maio.

1 comentário:

  1. Por acaso estou curioso em relação à quantidade de dados que são transmitidos e o tempo que demora a sincronizar, visto que se a câmera frontal tem normalmente 30fps, e mesmo considerando que o led é RGB, considero que pode transmitir no máximo 3 bytes por cada frame sem considerar os erros de comunicação...

    ResponderEliminar