2014/04/20

Holanda estreia troço de estrada com tinta que brilha no escuro


Foi no início de 2013 que vos falamos desta ideia "luminosa" de recorrer a tinta luminosa fosforecente para sinalizar as estradas, e finalmente chegou o momento dessa ideia passar à prática. A Holanda já deu início ao projecto piloto, aplicando esta tinta luminosa num troço das suas estradas.

Embora o factor geek não possa ser ignorado (podendo fazer alguns condutores pensarem que estão a conduzir no universo do Tron), o que é certo é que estas linhas luminosas serão certamente mais visíveis à noite, especialmente nas áreas que não possuem iluminação pública.


Esta tinta absorve a luz durante o dia e permanece iluminada durante 8h na escuridão, de forma idêntica aos produtos e brinquedos "glow in the dark". Por agora foi aplicada num troço de 500m, onde será avaliada quando à sua durabilidade nas exigentes condições de um piso rodoviário, sujeito a todo o tipo de situações adversas.

Esperemos que o teste comprove a sua validade e que em breve esta ideia se possa expandir a todas as estradas. :)

2 comentários:

  1. Conduzi muitas vezes de noite com nevoeiro cerrado. É aí que o traço da berma da estrada ganha a maior importância. É a única coisa que se vê, quando não está apagada.

    Sou só eu que acho que ultimamente as linhas separadoras das faixas de rodagem e da berma andam mais apagadas do que o habitual ? Deve ser da crise.

    ResponderEliminar
  2. O mais estranho é que nos aeroportos é a tinta que se usa faz anos.

    ResponderEliminar