2014/04/26

Hulu bloqueia acesso via VPN


Vivemos num estranho mundo, onde se obrigam milhões de pessoas diariamente, durante anos, a lidar com processos absurdos para poderem entrar num avião devido a meia dúzia de fanáticos terem atirado aviões contra edifícios; onde os compradores de músicas, filmes e jogos são tratados como criminosos, não podendo sequer usar aquilo que compraram como desejavam; e o mais triste - sem que nenhum destes métodos impeça que quem não quiser seguir as regras, continue a fazer aquilo que bem entende com mais liberdade do que quem as queira seguir. Agora, também o Hulu decide desperdiçar recursos a insistir na táctica errada, bloqueando os acessos que eram feitos via VPN.

Já não lhes bastava serem um daqueles serviços que congratula os potenciais clientes estrangeiros com um daqueles (nada) simpáticos avisos de que não podemos ver lá nada; agora o Hulu toma posição activa contra os serviços de VPN, bloqueando-lhes o acesso ao serviço.

É certo que as VPN são uma forma a que alguns (muitos?) utilizadores recorrem para aceder a serviços que apenas estar disponíveis em determinadas áreas, pois através delas um utilizador em qualquer parte do mundo parecerá estar na "saída" proporcionada por essa VPN (muitos serviços disponibilizam vários IPs de vários países, para esse efeito). Mas tentar colocar todos os utilizadores no mesmo saco é de uma arrogância e tacanhez extrema.

Haverá quem recorra a uma VPN para efeitos de segurança acrescida e/ou anonimização; e mesmo que assim não fosse, é algo com que um prestador de serviços nem sequer se deveria intrometer. Se se tratam de clientes pagadores, e que lhes chegam de um IP válido para aceder ao serviço, que mais interessa andarem a inventar? Será que não aprenderam nada com todas as medidas anti-pirataria que apenas têm servido para promover a criação de novos sistemas capazes de os ultrapassar?

Se eles acham que é boa ideia bloquearem as VPNs, não me parece difícil imaginar que rapidamente esses serviços de VPN passem a disponibilizar IPs mais distribuídos e que não serão facilmente detectados - isto para não falar que, quem desejar ver conteúdos pirateados, terá certamente muitas outras formas (até mais fáceis de usar) do que ter o trabalho de andar a usar VPNs.

Vamos lá ver no que isto resulta... mas sendo nos EUA, bem que gostava de ver alguns clientes do Hulu que usem VPNs por motivos legítimos lhes metessem um processo milionário em cima devido a esta medida.

6 comentários:

  1. Eu uso uma VPN para aceder a serviços semelhantes e não vejo qual o problema se pago o dito serviço.

    Ou seja:
    - se sacamos gratis queixam-se
    - se pagamos mas fazermos queremos sem DRM para fazermos um backup para ver noutro aparelho nosso queixam-se
    - se pagamos por um ebook queixam se se queremos ver noutro aparelho
    - se pagamos queixam se porque usamos uma VPN ...


    Em suma para a indústria multimédia: ou pagamos "como uns chinos" 2 ou 3x pelo mesmo produto e com quase nenhuns direitos ou não ficam contentes, e deeps queixam se da pirataria!

    a minha pergunta é: quem defende os consumidores???

    ResponderEliminar
  2. Acho isto uma palhaçada autentica... Mas creio que não tenha sido decisão da Hulu mas sim uma força maior por trás. Sou utilizador Netflix já há algum tempo e espero que isto não aconteça no mesmo, senão como farei login para cancelar a subscrição e anular pagamentos mensais?

    Quanto mais espero bem que a Hulu leve um processo em cima pois existem N de pessoas que utilizem VPNs para proteger a sua privacidade e isto é literalmente um desrespeito do mesmo

    ResponderEliminar
  3. Eu larguei as VPN e agora só uso custom DNS que me parece muito mais simples e a nível de velocidades quase não se nota a diferença. Sugiro o Unlocator

    ResponderEliminar
  4. Simão, boa dica. Apesar de que não esconde a tua identidade como uma boa VPN.
    Ou seja, o teu IP continua lá "chapado", e mais dia menos dia isso deixa de funcionar porque na prática o teu IP pertence a um AS e esse AS é de um país, e nesse país não são permitidos os serviços X ou Y. Estou no trial de 7 dias, mas não gastarei 1 cêntimo no serviço, pelo método usado (ainda que actualmente funcione para determinados casos). De qq forma, thanks, é sempre bom conhecer alternativas.

    ResponderEliminar
  5. Não vejo como possam ser processados já que o uso de VPN pelos utilizadores deve ir contra o TOS.

    Eu também usei - para testes, apenas - uma VPN para tentar aceder a esses serviços. A ideia era deixar de ver TV tradicional.

    Não se podem esquecer que os direitos de transmissão são comprados pela HULU e, muito provavelmente, se não fizerem por proteger os conteúdos de quem compraram devem ter de pagar milhões de indemnização.

    Isto da compra e revenda de direitos é um negócio de volumes astronómicos e que continua a impedir que os consumidores não tenham acesso dependendo da sua localização, não só por questões comerciais mas também legais e de impostos.

    ResponderEliminar
  6. Esta não é a primeira vez quando Hulu fez isso , mas eu ainda sou capaz de assistir Hulu com PureVPN que eu escolher VpnRanks .

    ResponderEliminar