2014/04/27

Helicóptero da Red Bull até "voa" de cabeça para baixo


Ainda me lembro das muitas discussões que tive com amigos, a tentar demonstrar-lhes que era possível fazer um looping com um helicóptero (coisa que era bem mais difícil numa época em que não se tinha internet no bolso nem YouTube para nos assistir). Hoje em dia seria algo que estaria a um clique de distância, para nos mostrar um vídeo como este que se segue.

Se para a maioria das pessoas controlar um helicóptero em voo normal seria tarefa suficientemente complexa, para Chuck Aaron os helicópteros parecem ser autênticos brinquedos com os quais consegue fazer todo o tipo de acrobacias. Mas para ir ainda mais longe, convenceu a Red Bull a "dar-lhe asas", e construir um helicóptero especificamente concebido para o voo acrobático, com o qual parece conseguir fazer todo o tipo de manobras que mais depressa se associariam a aviões de combate... e mais ainda.


5 comentários:

  1. Tecnicamente um helicóptero não voa invertido. As manobras de loop e outras do género são feitas essencialmente por energia cinética acumulada, mas de forma totalmente solta, isto é, sem sustentação. A mecânica é mais ou menos a mesma de uma pessoa a fazer um mortal. O helicóptero não consegue gerar sustentação para voar invertido, daí as enormes perdas de altitude que se experimentam quanto um helicoptero faz um loop, e é patente a impossibilidade de fazer um voo invertido efectivo, ao contrário do que se faz num avião. Ainda assim as manobras do piloto da Redbull não deixam de ser impressionantes!

    ResponderEliminar
  2. Olha só sei de uma coisa em elimodelos com passo coletivo da pra fazer um monte de manobras ,e sabe se que tudo feito em pequena escala funciona em grande escala basta um louco com muita grana pra fazer!

    ResponderEliminar
  3. Resolvi pesquisar esse assunto por causa de um diálogo no filme: O Trovão Azul ( Blue Thunder). O protagonista é questionado se realmente já o fez e responde que sim - quando jovem e idiota.
    Além da cena em que o loop acontece como defesa e ataque.

    ResponderEliminar