2014/04/04

Indiegogo cúmplice de projecto fraudulento GoBe?


Há um novo projecto que está a causar enorme polémica no Indiegogo... e que poderá muito bem vir a arruinar a reputação deste site de crowdfunding, que já é considerado por muitos como sendo um site de "segunda" para os projectos que não são aceites pelo Kickstarter.

Há vários projectos de crowdfunding que têm sido autênticos esquemas, desde projectos que se limitam a revender coisas "dos chineses" a preços inflacionados, a outros que nem têm qualquer intenção de enviar seja o que for e ficar com o dinheiro dos investidores. O GoBe é um projecto que apareceu no Indiegogo e que desde logo fez suspeitar algumas pessoas da área, ao anunciar que seria capaz de detectar automaticamente a quantidade de calorias ingeridas através de uma pulseira electrónica.

Dos $100 mil dólares pretendidos, o projecto conseguiu angariar mais de $900 mil, mas tem sido alvo de várias investigações para tentar averiguar se é fidedigno ou não... e os resultados não têm sido positivos.

A empresa responsável pelo projecto diz estar baseada em São Francisco, mas na realidade os seus responsáveis estão em Moscovo, tendo apenas uma "fachada" nos EUA; a empresa disse ter mostrado o seu produto ao público no CES, mas nem sequer lá esteve (tendo depois clarificado que só lá esteve como "convidada" de outra empresa); o perfil do seu CEO na Indiegogo não bate certo com o do LinkedIn; nenhum dos membros da equipa aparece como tendo qualquer histórico para além deste projecto, etc. etc.

Isto fez com que surgissem pedidos para que o Indiegogo suspendesse a campanha - mas em vez disso o Indiegogo respondeu de uma forma que poderá selar o seu destino.


Quando confrontado com estes dados e interrogado sobre qual o sistema de verificação interno para evitar projectos fradulentos, o Indiegogo respondeu... removendo a referência ao processo de verificação "anti-fraude"!

Ou seja, em vez de suspender a campanha para averiguar o que se passa, o Indiegogo optou por "sacudir a água do capote" e remover a parte que ainda poderia dar alguma garantia de segurança às pessoas - mesmo sabendo-se que isso nunca seria garantia a 100%!


Isto vem mesmo a propósito de um projecto que eu apoiei e que também se veio a revelar altamente duvidoso (embora eu já tivesse consciente disso desde o início). Eventualmente, depois de alguns meses sem notícias da campanha, contactei o Indiegogo sobre isso - uma vez que um dos requisitos para os projectos que lá estão alojados é o de fornecer comunicações regulares com os apoiantes. E a resposta do Indiegogo foi precisamente com o desagradável tom de "não temos nada a ver com isso". Algo que poderia ter sido um incidente isolado, mas que infelizmente se veio a repetir quando foi outro caso em que o suposto projecto se limitava a revender um produto "chinês" já existente.

Com mais este caso, parece-me estar mais que demonstrado que o Indiegogo não oferece qualquer garantia mínima de segurança quanto à veracidade dos projectos que lá surgem. É certo que num projecto de crowdfunding se está a apostar em algo que poderá não dar certo; mas esperaria-se um nível mínimo de verificações por parte destes sites para evitar este tipo de situações.

Portanto, fica o alerta... se apoiarem projectos no Indigogo, tenham cuidados redobrados! O melhor será fazerem vocês próprios a investigação sobre os responsáveis do projecto para ficarem com uma melhor ideia daquilo a que se sujeitam - pois do Indiegogo... não poderão contar com nada.

1 comentário:

  1. Anónimo5/9/14 18:47

    Complicado... Nós vamos lançar um projeto no indie gogo não por ser de segunda, mas porque o kickstarter não aceita projeto do Brasil! Eu particularmente fiquei indignado. Eu era acostumado ao catarse mais ja conhecia o kick, fiz umas doações antes pra testar a pratica e quando passamos a ler as regras, soubemos que teriamos que optar pelo indiegogo :/
    Espero que ocorra tudo certo...

    ResponderEliminar