Os incidentes de espionagem têm feito aumentar a desconfiança sobre todo o tipo de entidades e empresas, não se sabendo em quem podemos - ou não - confiar. É precisamente esse sentimento que este projecto de crowdfunding quer explorar, propondo um portátil (quase) inteiramente open-source que poderá trazer algum descanso aos utilizadores.
Em vez de uma máquina fechada, este Novena é uma máquina que incentiva que os utilizadores abram e mexam no seu interior, adicionando novos componentes e funcionalidades, e onde todos os designs do hardware estão disponíveis para que possam ser minuciosamente verificados pela comunidade.
Infelizmente, isso é um descanso que se faz sentir na carteira de forma bastante substancial. Este "portátil" custa $1995 dólares (sendo que mesmo a versão desktop custa $1195), e que se tornam ainda mais difíceis de engolir quando se considera que se está a falar de uma máquina com um processador ARM, que o tornará equivalente a um tablet que poderá ser comprado por uma fracção desse valor. Claro que temos o espaço e o formato que convida a que se alterem e adicionem coisas ao projecto... mas mesmo assim, não posso deixar de pensar que é um valor demasiado elevado para o que oferece. Para quem está interessado em montar as suas próprias máquinas, mais rapidamente investirá numa placa de desenvolvimento (como um simples e económico Raspberry Pi) e montará o seu próprio "PC/portátil".
Ainda assim... o projecto já vai com mais de $75.000 dólares angariados, a caminho do seu objectivo de $250.000.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)