2014/04/25

Opera Coast chega ao iPhone


Depois de nos ter mostrado um conceito interessante, de um browser concebido de raiz para ser utilizado em dispositivos touch (mais concretamente o iPad)- o Opera Coast - é agora tempo de também os utilizadores com iPhones poderem ver que tal este browser se comporta.

A principal característica deste Coast é o facto de dispensar a quase totalidade dos elementos de interface a que estamos habituados e que nos chegam por peso da "tradição" dos browsers concebidos para ambientes de rato e teclado. Embora o browser continue a recorrer internamente ao WebKit da Apple para apresentar as páginas web, todo o interface e modo de interacção foi completamente redesenhado e modificado.

Aqui não temos direito a botões de back/forward, nem tão pouco a habitual barra de endereços com o URL. Os utilizadores deparam-se inicialmente com uma pequena matriz de 3x3 icons referentes aos sites nos seus bookmarks, podendo fazer um gesto de arrastar para baixo para pesquisar por novos sites. Fazer swipe para a esquerda/direita funciona como o back/forward; e para adicionarmos um favorito bastará arrastarmos o icon da página da sua posição no fundo para a grelha de favoritos. Tudo isto feito com subtis animações que tornam toda a experiência bastante agradável.

Não será o browser ideal para os power-users que gostem de ter maior controlo sobre o funcionamento dos seus browsers; mas para uso casual... parece-me uma boa aposta.

1 comentário:

  1. É engraçado, inovador, rápido. Não ter barra de endereços para escrever o "www. ..." e em vez disso usar a pesquisa do Google está bem magicado. Tudo funciona surpreendentemente bem, depois de alguma habituação.

    Como diz o post, é bom para uso casual. Tenho dúvidas é que chegue para ser um sucesso.

    ResponderEliminar