2014/04/25

OnePlus One "trucida" Nexus 5 no tempo de arranque


Se têm curiosidade por ver que tal o novo OnePlus One, que chegará ao nosso país a um preço imbatível de €269, se comporta face a um Nexus 5 (modelo que continua a ser o Android de referência oficial do Google), já temos um vídeo que nos mostra o processo de boot de ambos os dispositivos lado a lado.

Mesmo considerando que o tempo de boot será sempre uma "medida" de utilidade relativa (eu não sei quanto a vocês, mas são tão raras as vezes que faço reboot num smartphone que habitualmente nem me lembro da última vez que o fiz) não deixará de ser interessante ver a diferença alucinante que há entre o tempo de arranque de ambos os modelos.

É que o OnePlus One parece ter um "arranque directo" para a sua versão especial de CyanogenMod modificado, que no vídeo lhe permite arrancar duas vezes (e poderiam até ter sido três vezes, pelo menos) enquanto o Nexus 5 arranca uma única vez.

Não me admirava nada que parte desta velocidade alucinante se devesse a algum método de arranque rápido, do estilo de um ficheiro de hibernação pronto a arrancar (táctica idêntica ao que o Windows 8 utiliza para acelerar o seu arranque). Mas isso pouco ou nada interessa para o utilizador final, que está apenas interessado em que o seu smartphone esteja pronto a ser usado no menor espaço de tempo possível.

Pode ser que a equipa oficial do Android assim se sinta motivada a aplicar-se (ainda) mais a fundo nas optimizações, e tornar o Android "original" ainda mais eficiente.

11 comentários:

  1. Tens razão no que dizes acerca do "modo de hibernação". Ele existe e também é devido a ele que o alarme tocará, mesmo com o telemóvel desligado.

    ResponderEliminar
  2. Esta comparação não e justa visto que o oneplus nunca chega a desligar na realidade. No entanto penso que a equipa do Android deveria incorporar o mesmo sistema

    ResponderEliminar
  3. isto já era a tactica usada nos Blackberrys ha muitos anos (quando ainda eram telemóveis decentes) :)

    ResponderEliminar
  4. Esta técnica já existia no HTC EVO 3D com Android 4.0.3 !

    O Evo 3D não fazia um verdadeiro reboot, era mais um Log off / Log on. Mesmo quando se "desligava" era apenas standby! (Se o deixasse por 2 semanas "desligado" ficava sem bateria!!! Mas claro que tinha a opção de desligar essa função e ficar normal. Convém dizer que essa função apesar de útil NÃO funcionava muito bem, e com frequência ele não guardava alterações como pano de fundo, mudança de posição de ícones e widgets etc. Era tanta a frequência que passados poucos meses do Obrigado a desligar a função ... Espero que neste funcione bem.

    ResponderEliminar
  5. Claramente o poweroff não é um shutdown tradicional, mas algum tipo de hibernação como o artigo fala.
    Isso torna-se obvio quando apenas se aparece a boot-animation com os poweroffs, mas quando faz reboot, o telemovel fica largos segundo no boot-splash antes de carregar a boot-animation.

    Ia reclamar da "publicidade enganosa"... mas a descrição do vídeo é explicita:
    "OnePlus One powering on next to the Nexus 5. The OnePlus One's power down sequence is very quick, same with powering up, but you can see the full action when the device is rebooted. This is the case because the Power Off just suspends the phone."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ele fizer um pseudo reboot mas trouxer as vantagens do reboot , já serve. Seja como for acho sem sentido comparar reboots já que isso corresponde a menos de 1% do tempo que se usa um telemóvel.

      Eliminar
  6. Na prática, no dia a dia, quantos utilizadores reiniciam o telemóvel com frequência suficiente para tornar isto relevante?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu reinicio de vez em quando, noto que apesar de não ter nenhum problema (Android, Windows, iOS) o sistema fica mais responsivo e estável. Não é nada mensurável, mas é algo que se sente. Em todo o caso prefiro fazer cada x dias e os poucos segundos que demoram (Note 3, iPad Mini 2, Lenovo c Windowed 8.1) não me incomodam minimamente.

      Eliminar
  7. O meu s3 com ano e meio desligou-se 3/4 vezes. Pouco ou nada relevante este inicio rápido.

    ResponderEliminar
  8. O teste seria mais "justo" com cartão SIM nos dois equipamentos...

    ResponderEliminar
  9. Tem CianogenMod, e chega. Recordo- me do meu Boston q ue passei de 1.6 quando o comprei, a 2.3.3 da Cyanogen, e fui do púrgatorio ao Céu. Tenho o bq 4,5 e sonho com o one plus one.

    ResponderEliminar