2014/04/18

Printoo - Electrónica fina e flexível feita em Portugal


Temos mais um projecto nacional a chegar ao Kickstarter, e que poderá mudar a forma como as pessoas encaram os circuitos electrónicos, oferecendo uma solução modular de circuitos ultra finos e flexíveis e com potencialidade virtualmente ilimitada: o Printoo.

O Printoo é um projecto da Ynvisible (uma spin-off da nossa conhecida YDreams) que tem por base um sistema compatível com Arduino e que recorre a um microcontrolador Atmel ATmega328. Mas enquanto outros projectos nos oferecem placas de circuito impresso rígidas, o Printoo expande essa ideia com módulos flexíveis e de espessura reduzida que permite ampliar o seu leque de aplicações. Não faltam sequer baterias impressas, células fotovoltaicas flexíveis, módulos bluetooth, fitas e matrizes LED, ecrãs impressos, e até motores DC.


Como exemplos são apresentados coisas como um display LED que pode ser dobrado em redor de uma lata para nos avisar sempre que há golo da nossa equipa; um pequeno robot aquático inspirado no Ziphius e que pode ser comandado através de um smartphone; e... já deve chegar para mostrar que tipo de coisas poderão fazer com o Printoo (basicamente, tudo aquilo que imaginarem. :)

O Printoo tem entrega prometida para Outubro, e os packs começam nos $45 (€32) para um kit básico com 1x módulo principal, um módulo para baterias, e dois módulos de display; e vão até aos $550 (€397) para os packs mais recheados com "tudo e mais alguma coisa". Existe ainda a opção de poderem definir também os vossos próprios ecrãs impressos, por $1250.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)