2014/04/21

Ubuntu 14.04 Trusty Tahr


Já está disponível a mais recente versão oficial do Ubuntu, o 14.04 Trusty Tahr, que se torna particularmente atractiva para todos os que não gostam de andar continuamente em mudanças por se tratar de uma versão LTS (Long Term Support) que significa que terá suporte oficial garantido durante cinco anos.



Este Ubuntu 14.04 Trusty Tahr é a versão que irá estrear a chegada oficial do Ubuntu aos tablets, contando por isso com diversas modificações que o visam tornar mais amigável dos equipamentos equipados com touchscreen. Eventualmente poderemos chegar a um ponto em que uma única versão do Ubuntu poderá ser descarregada e utilizada em qualquer tipo de equipamento, cada um usando um interface adequado para o seu formato, mas por agora ainda somos obrigados a escolher uma versão diferenciada para cada um: Ubuntu, Ubuntu for Tablets (que está disponível para o Nexus 7 e Nexus 10), Ubuntu for Phones (disponivel para o Nexus 4).

Entre as novidades mais "visíveis", temos o Unity Desktop que agora passa a ter suporte para monitores High-DPI e redimensionamento do desktop (irá facilitar a sua utilização com a chegada dos monitores 4K); a opção para mostrar os menus dos programas na janela do programa em vez da barra de topo; novos screensavers e lock screen; vem com o LibreOffice 4.2.3; e muitas outras novidades e melhoramentos mais técnicos e que ficam escondidos do olhar do público.

Como sempre, podem descarregar o Ubuntu gratuitamente, e experimentá-lo facilmente em modo "Live CD" sem terem que estragar nada no vosso computador.

15 comentários:

  1. Alguém já testou com um SSD samsung 840 Evo ? estava com ideias de comprar este SSD mas fiquei de pé atrás com esta review (mas apesar de ainda devia ser dos primeiros betas do 14.04 não encontro grandes referencias se sim ou sopas... apenas vi que o TRIM support para os SSD vem ligado por default apenas para os SSD Samsung e Intel no ubuntu 14.04)
    http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=samsung_840evo_ssd&num=1

    ResponderEliminar
  2. Só tenho uma coisa a dizer, o Ubuntu está de volta, super rápido, leve e suave.

    ResponderEliminar
  3. Boas, só por curiosidade, quanto tempo demora a arrancar e estar pronto a trabalhar, saltando a parte da introdução do login? E a nivel de consumo de bateria como está a gestão?

    Obrigado
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso-te dizer à noite mas o meu disco é uma porcaria mas de longe arranca mais rápico que o W7. O 13.10 em bateria já estava de novo a par com o Windows apesar da phorenix ainda achar que existe power regressionm e nem tinha o TLP ligado. Este ainda não verifiquei.

      Eliminar
    2. Nuno, e é possível nesta Distro instalar um leitor de blu ray 3D e ler streaming em Flash/HTML5?

      Eliminar
    3. Leitor BR3D. diria que sim sem problemas, o cd de instalação é um livecd que dá para usar e experimentar sem intalar nada.

      flash/html - o flash parou para linux no 11.2 mas o chrome tem pepper flash que é actulizado, infelizmente não dá para meter o pepper flash

      Eliminar
    4. Nuno, acho que vou experimentar o Live CD, que software Blu-Ray 3D me poderias recomendar?

      Eliminar
    5. O VLC não pega nisso tudo?

      Eliminar
    6. Carlos, tanto quanto sei o VLC (Windows) não suporta abrir directamente Blu-Ray e muito menos descodificar 3D (streams MVC). Se desse ja ficava MUITO feliz :-)

      Ou em alternativa reproduzir backup de Blu-Ray em pastas / MKV MVC / ISO...

      Em Windows só o powerDVD e Stereoscopic Player suportam realmente as versões backup :-(

      Eliminar
    7. http://askubuntu.com/questions/9912/how-can-i-watch-blu-ray-discs

      Eliminar
    8. Nuno: Thanks! ou seja, de um modo descomplicado e directo estilo alugar o filme, ligar o PC com Ubuntu, meter o filme é pimba ... não.

      Fiz um Google sobre os temas e a conclusão a que cheguei (errada ou não) é que querendo ver Blu-Ray directo (em especial versão 3D que em Windows não está fluída) e usar o meu comando PS3 Blu-Ray para comandar o XBMC, em Ubuntu está complicado ou impossível de momento. Também para recoding de Video faltam programas e não usam CUDA/Quicksync, o que inviabiliza o Ubuntu para mim.

      Eliminar
    9. Pois... mais uma vez se verifica que as tecnologias DRM só servem para encravar o pessoal de usar os conteúdos legalmente como bem entende... Enquanto quem recorrer a "piratices" passa ao lado de todos esses problemas. É obsceno.

      Eliminar
  4. Pergunta (realmente) inocente e com interesse, se nao considerarmos o preco (já que tenho PCs com a licenca), se nao considerarmos a seguranca (W7 e W8.1 actualizado, antivirus novo e actualizado).
    1) que vantagens E desvantagens teria eu em instalar esta Distro? Atencao que agradecia uma resposta com PROS, e täo importante CONS de utilizar esta distro.

    2) com um W8.1 já instalado (e com a particao de restauro...) e sem estragar nada, é possível instalar esta distro com Menu Dual-Boot?

    PC: portátil Asus Eee 12 polegadas, AMD E-450 Dual Core, 4 GB RAM, 500GB HDD SATA Objectivo: ler filmes em Blu-Ray, Web (streaming em Flash e HTML5) e P2P, Office (Microsoft), Jogos (de 3-5 anos de idade).

    ResponderEliminar
  5. Instalei na virtual box e não me permite aumentar o ecrã, fica sempre nos 640x480....alguém sofre do mesmo mal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens de instalar os driver do vbox no ubuntu, ele monta uma drive para isso

      Eliminar