2014/04/25

Windows 8 portable num disco externo


Já todos sabemos que é possível levar-se um sistema operativo num CD ou pen USB de modo a que o possamos utilizar em qualquer computador. Praticamente todas as distribuições permitem fazer isso, e alguns até dependem disso para maior segurança. Mas poderão não saber que também é possível fazer-se isso com o Windows, recorrendo a um pequeno utilitário chamado WinToUSB.

Com o WinToUSB podemos transferir uma imagem ISO do Windows ou o seu DVD de instalação para um disco externo (ou pen USB), de modo a que a possa ser utilizado como sistema de arranque em qualquer computador sem que seja necessário instalá-lo, mas ficando completamente funcional.


O WinToUSB trata de tudo, e será apenas necessário seleccionarem onde está o disco/imagem original do Windows e o disco/pen de destino para onde o desejam transferir.

Embora tradicionalmente o Windows não goste muito que se ande constantemente a mudar de hardware, este sistema encarrega-se de instalar os drivers que forem necessários em cada nova máquina onde ligarem o disco/pen - o que irá fazer com que o primeiro arranque em cada uma delas seja mais demorado - mas como resultado final terão a possibilidade de usar o Windows em praticamente qualquer computador sem terem que se chatear com o sistema operativo que lá estiver instalado. É o ideal para poderem trabalhar em máquinas que suspeitem que possam estar infestadas com vírus e malware; e considerando que hoje em dia se podem arranjar pens USB 3.0 com velocidades jeitosas a preços decentes... torna-se num verdadeiro windows de bolso que poderão carregar para as emergências, e evitar o desespero de um dia o vosso disco interno se avariar e ficarem "perdidos" sem saber o que fazer.

Este método não se aplica apenas ao Windows 8 mas também ao Windows 7 e até o XP; mas para poderem utilizar drives USB 3.0 terão que recorrer ao Windows mais recente.

[via LH]

2 comentários:

  1. Já fiz o meu windows 8 portable ... Para quem usa linux é uma maravilha pois assim dispenso o uso do VirtualBox e fico com uma maquina nativa com windows sem ter que recorrer ao dualboot :)

    ResponderEliminar
  2. vale lembrar que só aceita pendrive de 16gb pra cima!

    ResponderEliminar