2014/04/15

Tails - o sistema operativo anónimo que Snowden utiliza


As revelações de Edward Snowden, a par de todas as vulnerabilidades que se vão descobrindo e roubos de dados em larga escala que vão acontecendo quase diariamente, fazem com que haja uma maior consciencialização quanto à necessidade de maior segurança nas nossas actividades digitais. Para quem leva isso a sério, poderá ser interessante espreitar o sistema que o próprio Snowden utiliza para evitar escutas indesejadas: o Tails.

O Tails é um sistema baseado em Linux e concebido de raiz para garantir a privacidade do utilizador. É um sistema operativo "live" que podem instalar numa pen USB ou DVD, permitindo que o utilizem para arrancar qualquer computador sem terem que se preocupar com o sistema operativo que este tiver instalado (e/ou potenciais malwares que tivesse).

Este Tails inclui de raiz várias ferramentas de segurança e privacidade, a começar pelo Tor - o sistema de navegação anónima que faz com que os vossos dados passem por outros computadores sem que estes saibam quem é a origem e o destino, limitando-se a passar o pedido entre dois "desconhecidos". Um sistema eficaz mas que também pode causar alguns dissabores aos seus operadores.

No final, bastará desligarem o computador para que este possa arrancar novamente com o sistema que tinha instalado originalmente, sem que fique qualquer registo das vossas actividades. O Tails é open-source, e como tal pode ser analisado por quem suspeitar daquilo que faz; e na verdade muito do que faz poderá ser replicado utilizando-se qualquer outro sistema "live" pré-configurado com o Tor e outras ferramentas de privacidade, como o PGP, sistema de gestão de passwords KeePassX, e plugin de encriptação de chats Off-the-Record - embora muitas destas aplicações tenham sido modificadas e melhoradas na versão presente no Tails para garantir maior segurança dos seus utilizadores.

Se tiverem actividades que desejem fazer de forma anónima na internet... o recurso a este Tails parece ser uma boa forma de o conseguirem. Afinal, se tem servido para manter Edward Snowden a salvo da NSA, também deverá servir para qualquer outro utilizador.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)