Se pensavam que as ilusões de óptica já estavam todas inventadas, eis que novamente nos chega uma dose das melhores ilusões do ano, e onde - mesmo se algumas se baseiam em fenómenos já conhecidos - todas continuam a ser impressionantes.
Por esta altura já saberão que eu sou completamente fascinado por estas ilusões, por nos mostrarem alguns "bugs" que a nossa percepção e processamento visual faz - e nos confrontarem com o facto de que aquilo que pensamos ver nem sempre nos parece o que realmente é.
O primeiro efeito pega na ilusão de Ebbinghaus - que era composta por imagens estáticas - e transforma-a num vídeo; produzindo um efeito muito mais notório. Um círculo de tamanho constante parece tornar-se maior ou mais pequeno consoante os círculos em seu redor mudam de tamanho.
O segundo, poderá ser ainda mais surpreendente, pois apresenta-nos três objectos, em que dois parecem ser iguais e um diferente - e realmente são! O pequeno detalhe é que os que são iguais são aqueles que nós achamos que são diferentes, e vice-versa! E agora, desculpem-me lá, que vou perder mais uns minutos a olhar para aquilo a ver se o meu cérebro faz uma actualização para detectar estas coisas. :)
[via]
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarInicialmente vi apenas aquele preview no topo e ao ler que as que eram iguais não eram as que esperávamos ser, pensei que fosse o único que pensava que a estrada direita (recta) era a diferente. Mas depois de ver o vídeo é mesmo esse o resultado..... por isso não entendo qual era a duvida ali.
EliminarComo pode meu caro? :) A diferença é enorme! Tens que olhar para a diferença. Ora vê aí
Eliminarhttp://tinypic.com/r/2m47m8h/8
Bem não entendi mesmo essa das estradas.... para mim sempre foi aquela a diferente..... não sei onde está a confusão
ResponderEliminarEstou com o M4X não fui iludido.
ResponderEliminar