2014/05/21

Chrome OS ganha pastas para as apps e "Ok Google"


O Chrome OS é um sistema simples, mas que demonstra que nem sempre a simplicidade extrema vai de encontro às necessidades dos utilizadores. Felizmente o Google tem estado atento às críticas, e a mais recente actualização traz algumas funcionalidades há muito pedidas.

Embora os Chromebooks ainda não estejam oficialmente disponível em Portugal, são máquinas que se tornam cada vez mais recomendáveis para quem passa a maioria do tempo num browser e na internet, evitando aquelas questões do malware, virus e assistências técnicas fraudulentas - e dando maior descanso ao "técnico" que está responsável pelo parque informático familiar (leia-se: vocês!)

Com esta actualização, o Launcher do Chrome OS passa a suportar a organização das apps em pastas (algo necessário para evitar a inevitável proliferação de apps que se vão adicionando), regressa o botão de minimizar as janelas, fazer o tiling das janelas à esquerda/direita pode ser feito via long-press no botão de maximizar; detecção de portais de acesso à internet em redes WiFi (aquelas redes que pedem que se faça login numa página antes de poder aceder à internet); e para os utilização do Google em ingês, podem agora dizer o "Ok Google" na página do Google.com e de uma nova página web.

Melhorias que serão apreciadas pelos utilizadores de Chromebooks. Estranhamente, o Google optou por não lançar esta actualização para as Chromeboxes... algo que esperamos ver rectificado em breve (já temos fragmentação suficiente no Android, não precisamos que isso se alastre para o Chrome OS.)

1 comentário: