2014/05/15

Cider deixa correr apps iOS no Android


Os fãs dos emuladores de jogos sabem que inevitavelmente, todos aqueles jogos que em tempos pareciam "impossíveis" de serem emulados, o são. E por isso não será surpresa que inevitavelmente o mesmo acontecesse também com apps iOS... que agora poderão ser executadas em Android.

Como é que isso é feito? A resposta é está no Cider, um projecto de investigação de um grupo de estudantes da Universidade de Columbia, que cria uma camada de emulação que "engana" as apps iOS (ou eventualmente, de outras plataformas), fazendo com que pensem estar a correr numa máquina iOS quando na verdade estão a ser executadas num sistema diferente.

O sistema está feito de forma a tirar partido do código que é compatível, e que poderá ser executado directamente num sistema Android sem modificações, mas sendo também capaz de reconhecer as chamadas a funções específicas do iOS, que serão redireccionadas para funções que cumpram propósito idêntico no Android (como por exemplo, o acesso ao GPS - que entretanto já conseguiram por a funcionar).

Por agora as apps ainda se comportam de forma bastante lenta, mas isso deve-se em grande parte à falta da implementação completa do OpenGL ES que permitiria acelerar grande parte das coisas que são exibidas no ecrã. Mas já sabemos como as coisas são... lentas hoje, rápidas o suficiente amanhã. Pena é que com aquela decisão de que as API são patenteáveis do caso Oracle vs Google, deverá ser bastante simples à Apple fechar as portas a este projecto (o que apenas fará com que o seu desenvolvimento passe a ser feito de forma não-oficial e longe da terra onde tudo se patenteia).Vamos lá ver como as coisas correm...

1 comentário:

  1. Opa, ah parte do desejo que tudo corresse rapido (estilo Wine), a melhor noticia seria transparencia total nas plataformas, estilo programar uma vez, compilar muitas (para cada plataforma). Hoje em dia eh necessario muito trabalho para programar decentemente para ambas as plataformas, e mais WM. O ideal seria ter API identicas, e apenas o UI e pormenores especificos.

    ResponderEliminar