2014/05/13

Google desliga feeds RSS das subscrições no YouTube


Vindo da empresa que matou o Google Reader, já deveríamos imaginar que todo e qualquer serviço que recorra aos feeds RSS terá os dias contados; agora, chegou a vez de quem os utilizava para se manter a par das últimas novidades no YouTube ter que encontrar forma alternativa de o fazer.

É certo que os feeds RSS são algo mais utilizado por utilizadores avançados e pouco ou nada significarão para a maioria dos utilizadores. Mas são também uma das formas mais comuns e eficientes de colocar diferentes serviços a falar entre si, ou de centralizarmos todo um conjunto de informação diversificada num único local para o gerirmos de forma mais eficiente. Para quem já recorre a um leitor de feeds para ler as últimas notícias dos seus sites favoritos, saber que poderia também estar informado dos últimos vídeos de um determinado utilizador ou canal por essa via era um "descanso".

Só que ultimamente terá reparado que deixarão de aparecer novidades do YouTube... e o problema não está nos produtores de novos vídeos mas sim no próprio YouTube. O Google desligou esses feed RSS, adoptando uma nova API onde essa funcionalidade não está disponível. Como alternativa é possível receber um feed com autenticação... que tem que ser feita novamente de hora a hora, e que destrói por completo a parte "simples" que faz parte do próprio nome do RSS (Really Simple Syndication).

É triste ver uma web que deveria estar a caminhar no sentido de ser cada vez mais aberta e comunicativa estar precisamente a seguir no caminho oposto, com cada vez mais serviços a dificultarem a utilização dos seus dados da forma que os utilizadores pretendem.

8 comentários:

  1. Concordo...
    Há que arranjar um Feedly para Youtube!. :)

    Eu, pessoalmente tenho a subscrição semanal do Youtube enviada para o email, mas confesso que está longe de ter uma forma de "apresentação" ideal.

    Quem sabe se com o novo Layout anunciado e vazado do Gmail o Youtube ganha destaque integrado e melhorias nesse cliente de email...

    ResponderEliminar
  2. Raios a google está cada vez pior qualquer dia acho que a M$ é uma santinha!!!!!

    ResponderEliminar
  3. a sério??? mataram isto?
    já tinha limitado bue a queue do RSS e agora desligam?
    TODO o meu uso de YT passa por RSS para a minhas NAS.... assim, deixo de seguir os mais de 50 canais q era "cliente".
    tenho q passar a usar o youtube-dl com o parametro date.... mas q ainda n suporta 2FA... tou lixado

    ResponderEliminar
  4. Segundo o ArsTechnica, desligaram o feed das subscrições (http://gdata.youtube.com/feeds/base/users/[username]/newsubscriptionvideos).
    O feed de cada canal ainda funciona. Pelo menos é assim que eu os tenho no meu feed reader há algum tempo e está tudo normal.
    Dá mais trabalho subscrever ao feed de cada canal que se segue, mas funciona (pelo menos por enquanto).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o das subscriçoes ja foi ha mts meses! só com login e truncados

      Eliminar
  5. Ainda uso o I.E. por causa dos feeds, ninguém quer desenvolver uma programinha para gerir feeds?
    Ordenar a lista por data da ultima utilização, nome, numero de posts etc...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Usas o IE por causa dos feeds!!!!! O IE deve ter sido o último browser a ter um gestor de feeds sendo que os clientes de email também o fazem e existem imensos programas dedicados a isso. Eu prefiro um portal web e uso o Netvibes mas tem tido um problema, só actualiza os feeds passado uma hora, se queres melhor pagas. Entretanto ando a ver alternativas. http://tinyurl.com/mblyt79

      Eliminar
  6. Este Google já começa a aborrecer....

    ResponderEliminar