Temos mais um projecto de uma impressora 3D que pretender liderar esta revolução, trazendo o custo desta tecnologia para valores ainda mais acessíveis. A MOD-t terá que enfrentar os riscos de uma campanha de crowdfunding, mas pretende chegar aos interessados por valores a começar nos $149.
Esta MOD-t da New Matter, que já superou o objectivo pretendido de 375 mil dólares, é idêntica a quase todas as outras impressoras 3D de baixo custo. A diferença é que enquanto muitas delas nos apresentam um "baixo custo" de $500 ou $600, esta puxa o preço para baixo, começando nos $149 (para os que tiveram sorte de apanhar os packs iniciais). Agora, o pack mais barato disponível começa nos $299, e para quem mora deste lado do Atlântico a coisa fica muito menos em conta, sendo necessário pagar mais de $100 de portes, para não falar nas inevitáveis taxas alfandegárias.
Em vez de recorrer a uma cabeça de impressão móvel, esta MOD-t opta por manter a cabeça de impressão fixa (movimentando-se apenas em altura) e usar uma base móvel (X/Y). Para além disso, mesmo sendo de baixo custo, permite um volume de impressão bastante generoso e conta com conectividade WiFi para permitir a impressão directamente a partir de um smartphone ou tablet.
Se for possível fazer algo assim por um preço de $149 dólares (ou mesmo €149), parece-me que ficamos finalmente no limiar da tal revolução prenunciada pela impressão 3D. A este preço não faltariam curiosos e entusiastas a investir num brinquedo destes... e a partir daí... o limite é apenas a nossa imaginação.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)