2014/05/24

NASA autoriza grupo civil a tentar recuperar sonda espacial "esquecida"


O espaço está cheio de coisas misteriosas, e algumas delas são foram feitas por nós. A NASA fez história ao dar luz verde para que um grupo de cientistas e entusiastas independentes tentem ressuscitar uma sonda espacial lançada há mais de 35 anos e com a qual já não têm forma de comunicar.

A sonda espacial ISEE-3 foi lançada no final da década de 70 com o intuito de estudar o vento solar e tendo sido posteriormente para várias outras missões, como o estudo de cometas. Em 1997 a NASA deu a sua missão por concluída e nunca mais lhe prestou atenção... até que uma década mais tarde descobriu que a sonda continuava "viva e de boa saúde", contra todas as expectativas!

Se a Sonda continua em funcionamento, porque não dar-lhe uso? O problema é que a NASA já não tem forma de comunicar com ela, pois a antena que era usada para isso já não existe. Daí esta parceria com um grupo de cientistas civis da SkyCorp, SpaceRef, Space College Foundation (e outros), que querem usar uma outra antena numa universidade para comunicar com a nave e enviar os comandos para que a sonda regresse à sua missão original.


Só que o problema não se limita a arranjar uma antena que permita essa comunicação: vai ser também necessário reconstruir todo o software de comunicação com a ISEE-3, incluindo a recriação virtual de hardware que já não existe. E ainda por cima é  algo que terá que ser feito num prazo bastante apertado para que consigam apanhar a sonda quando passar próxima da Terra a meio de Junho, de modo a que a consigam colocar em órbita antes de a enviarem na sua derradeira missão.

Esperemos que sejam bem sucedidos!

2 comentários:

  1. "...como o estudo de comentas". Isso é a ciência que estuda o pessoal que vem aqui comentar? LOL

    Espero que tenham êxito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Suspeito que o hardware da sonda nem tivesse capacidade para guardar alguns dos comentários mais extensos de hoje em dia... ehehe. :)
      Corrigido. Obrigado.

      Eliminar