2014/05/23
Vimeo passa a ter sistema de detecção de Copyright
Há uma fina linha que separa o "fair use" de conteúdos dos usos ilegais, e no caso dos grandes serviços da internet, em caso de dúvida normalmente é o utilizador que se lixa. Para todos aqueles que optavam pelo Vimeo em vez do YouTube como forma de escaparem a esse controlo, poderão em breve ter que procurar outro porto de abrigo.
Todos os que já tiverem tentado enviar para o YouTube algum clip de vídeo de um filme ou série, ou contendo uma música conhecida terão certamente recebido um aviso a dizer que o seu conteúdo pertencia a alguém, e para o retirarem ou provarem que têm autorização para o publicar. Para muitos, era algo que era resolvido de forma simples: em vez de usarem o YouTube usavam outro serviço, como o Vimeo - mas agora também o Vimeo passa a contar com um sistema de identificação de conteúdos, o Copyright Match.
É uma medida mais que previsível, para um serviço que tem crescido e se quer assumir como plataforma de distribuição "séria" de conteúdos, e que não pode permitir que por lá existam cópias de filmes, séries, videoclips, etc. Muito menos quando disponibiliza aos criadores a possibilidade de "venderem" os seus filmes no site.
Ainda assim o Vimeo está consciente que estes sistemas de detecção automatizada impedem muitas vezes o tal "fair use", e realça que os seus utilizadores poderão sempre recorrer das decisões e explicar o seu caso, assim como facilmente substituir músicas que tenham sido consideradas "bloqueadas" por músicas disponibilizadas pelo próprio Vimeo - sendo que o uso de uma qualquer música existente para acompanhar um vídeo é responsável pela grande maioria dos vídeos "marcados/bloqueados"... Eu que o diga, que até para justificar o uso de uma música original nos vídeos das nossas análises tive uma trabalheira desgraçada no YouTube.
Se usavam o Vimeo como forma de escapar aos métodos de detecção do YouTube... parece que é melhor começarem a procurar um novo serviço de distribuição de vídeo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)