2014/05/23

MIT criou gerador de camuflagem capaz de esconder "tudo"


A camuflagem é uma técnica que não é usada apenas pelos militares para dificultarem a sua detecção. Temos fantásticos exemplos na natureza, de insectos que parecem galhos aos incríveis camaleões e polvos capazes de mudar de cores e padrões em função do que têm em seu redor. Agora, o MIT quer usar algo idêntico para esconder as coisas indesejáveis.

Para onde quer que se olhe, a paisagem urbana moderna está repleta de elementos que se poderão considerar "poluição visual". Com este novo algoritmo desenvolvido pelo MIT, é possível aplicar uma camuflagem a todo o tipo de elementos, de forma a que passem (quase) completamente despercebidos.

Embora o vídeo de demonstração apresentado nos mostre excelentes exemplos de caixas que desaparecem sob pontos de vista estáticos (mesmo que mostrando - ou não mostrando, conforme preferirem - que o efeito de camuflagem continua a ser excelente de diferentes perspectivas), estamos perante casos sob condições ideais. Bastaria referir que a nossa visão rapidamente detectaria "algo estranho" ao passar por algo deste tipo... para não falar que a mudança de iluminação rapidamente poderia fazer com que um objecto com textura de algo "ao sol" saltasse à vista noutra altura do dia ou sob condições climatéricas diferentes.

Ainda assim, não deixa de ser uma boa técnica para se disfarçarem elementos como caixas de ar condicionada, de quadros eléctricos, etc. que poderão ajudar a tornar o nosso panorama visual um pouco menos intrusivo do que é na realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)