2014/05/09

TuneIn passa a rede social... e da pior maneira

Não tenho por hábito ouvir a rádio via internet (prefiro ouvir "via rádio"), mas quando o faço é quase sempre através da app TuneIn, tanto no iOS como no Android. Agora, também o TuneIn achou que seria bom transformar uma app de rádio numa rede social, e fá-lo assumindo que todos os utilizadores quererão partilhar o que por lá ouvem.

Talvez seja a minha faceta anti-social que esteja a levar demasiado a peito a transformação de uma app de rádio numa rede social (que virá a seguir, uma app de uma máquina de calcular que vai partilhar as contas que fazemos com os nossos amigos?) mas mesmo que se encontrem argumentos para o fazer, o TuneIn decidiu fazê-lo de uma forma que não me parece a mais correcta - e que se fosse feita por um Facebook ou Google daria imediatamente origem a uma "caça às bruxas" pelos defensores da privacidade.

É que o TuneIn está tão entusiasmado com esta sua nova faceta social que decidiu que alguma das coisas dos utilizadores seriam automaticamente públicas para que todos vissem, incluindo uma lista das nossas estações de rádio favoritas. Quem não quiser, terá que ir às definições para dizer que as quer manter privadas. Para além disso parece não haver forma de impedir que os nossos "amigos" nos pesquisem e encontrem e nos adicionem... mesmo que tudo o que desejem fazer é estar sossegados a ouvir as vossas estações de rádio, livres de "socializações".

Dá-se também o caso caricato de quem se tiver registado antes desta nova fase permanecer com as suas listas privadas... até ao momento em que fizer um login, acção que automaticamente implicará a aceitação destas novas condições e tornando as suas rádios favoritas públicas.

Sinceramente, a mim pouca diferença me faz, uma vez que as rádios que lá tenho guardadas são perfeitamente inócuas. Mas para os utilizadores que tiverem um fraquinho secreto por rádios temáticas de coisas que preferiam manter em segredo (talvez não queiram que os vossos amigos fãs de "Death Metal" saibam que passam o dia a ouvir Quim Barreiros e Cebola Mol)... cuidado com o que o TuneIn poderá revelar sobre vocês.

4 comentários:

  1. Ouço rádio via net diariamente. Utilizava a Tunein, mas desde há uns 2 anos que descobri a RadiON e nunca mais voltei à TuneIN. A Radion até tem um interface menos amistoso, mas é muito mais rápida a mudar de estação, nunca tem breaks nas streams (coisa que me acontecia de vez em quando na Tunein) e é muito mais leve para o sistema.

    ResponderEliminar
  2. De longe a minha preferida é a nobex.

    ResponderEliminar
  3. Tive o azar de actualizar para esta nova versão e estou mais do que arrependido! Não contava com tais alterações até ao ponto que a opção Car foi retirada nesta nova versão. Para quem ouve rádio no carro é uma opção importante porque transforma a aplicação com uma interface mais própria para quem conduz com a inclusão de botões grandes e pouca informação para a distracção. Sabem se é possível voltar à versão anterior para iOS? De facto isto das redes sociais em todas as aplicações já mete nojo.

    ResponderEliminar
  4. Uso no pc e no android. Não gostei mesmo nada da ultima actualização. Por sorte tinha um backup da versão anterior. Espero que eles corrijam esta grande asneira.

    ResponderEliminar