2014/05/03

Vê a Terra a partir da ISS em directo


Há muitas pessoas que não perdem a oportunidade para espreitar a ISS sempre que ela passa no céu sobre nós; mas igualmente interessante seria poder ver a vista "de lá de cima", coisa que agora se torna possível graças a uma experiência chamada HDEV (High Definition Earth Viewing).

Graças a este HDEV da NASA, está a ser transmitido um streaming de vídeo em tempo real que nos deixa ver aquilo que se pode ver da ISS, usando várias câmaras HD (720p) e também incluindo a comunicação e rádio entre a ISS e o centro de comando.

Infelizmente, parece que este projecto não será para durar indefinidamente, tendo o fim previsto para 25 de Outubro. O seu propósito é avaliar o comportamento das câmaras quando expostas às elevadas doses de radiação, para que a NASA possa ter dados sobre que câmaras escolher para futuras missões espaciais.

Portanto, é aproveitar enquanto dura... e tenham alguma paciência no caso do stream estar em baixo ou no caso de estar a passar pela parte "nocturna" do planeta (em que não se conseguirá ver nada - mas considerando que a ISS dá a volta ao nosso planeta cerca de 16 vezes por dia, não se terá que esperar muito pelo "nascer do Sol".) Até 25 de Outubro, não só podemos ver a ISS cá de baixo acompanhando o seu percurso no céu, como ver a perspectiva pelo lado de quem lá está.



5 comentários:

  1. Também existe este em directo da Estação Espacial Internacional que emite desde 2011(embora não HD):

    http://spacestationlive.jsc.nasa.gov/timeline/index.html

    Para já ainda não nasceu o Sol !... :)

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. É impressão minha ou nunca se vê nada naquele link: http://eol.jsc.nasa.gov/HDEV/ ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora não está a dar, mas já tentei por 3 ou 4 vezes nos dias passados e esteva a funcionar (1x apanhei do lado nocturno, só se via a ISS iluminada).

      Eliminar
  4. Finalmente "apanhei-o" a funcionar!!... :)

    É realmente um espectáculo, já para não falar da velocidade a que o satélite se desloca!...

    27574km/h!!

    ResponderEliminar