2014/06/23

17 coisas que se esperam ver no Google IO


Estamos a menos de 48h do início de mais um Google IO, onde ficaremos a conhecer muitas das novidades que o Google terá para nos apresentar. Embora só na altura é que se saiba aquilo a que o Google irá dar destaque, podemos desde já antecipar algumas das coisas que esperamos ver.

Actualização: poderás acompanhar o live stream do Google IO aqui.

1. Uma nova versão do Android

Depois de no ano passado não ter sido apresentado nenhum novo Android, os rumores apontam para que um novo Android esteja a chegar. O suporte para chips de 64 bits (agora que muitos dispositivos começam a ter 3GB de RAM) seriam uma das novidades esperadas; assim como um maior integração com o Android Wear que também está para chegar numa vaga de wearables.


2. Mudança do Dalvik para o ART

Embora a potência crescente dos chips mobile vá atenuando as ineficiências do software, nesta nova versão do Android o Google deverá passar a utilizar o ART - um novo runtime que passará a compilar as apps no momento da instalação, evitando que isso tenha que ser feito em tempo-real no momento da sua execução. (Para um "maníaco" da eficiência como eu, é daquele tipo de coisas que me interrogo: "porque razão isto não foi pensado logo desde o início?")


3. Aposta no sector empresarial

Para conquistar fãs no mercado empresarial, o Google necessita de criar ferramentas e sistemas que facilitem a utilização do Android neste sector. Gestão de dispositivos Android em larga escala, segurança, e criação de zonas independentes para uso "pessoal/profissional" são algumas das coisas que se esperam ver neste novo Android e no Google IO deste ano.


4. Google Stars

Embora o Google tenha feito muitas pessoas desistirem dos bookmarks - que antigamente se tornavam numa lista crescente de links que guardávamos com carinho... mas que rapidamente se tornavam tão volumosos que deixavam de se conseguir gerir - agora parece estar disposto a torná-los mais populares com o Google Stars - uma nova forma de marcar os sites que mais gostamos e utilizámos. Será que vai ser o regresso em força dos Bookmarks; ou mais uma das experiências que rapidamente será esquecida por todos?


5. Nova API para a câmara

O Nexus 5 tem sido exemplo de como uma câmara decente pode por vezes sofrer devido a software que não está ao seu nível. Desde melhorias no sistema de focagem até à própria qualidade da imagem, o Google tem mostrado que é necessário dar esse acesso aos developers. Para a nova versão espera-se uma API bem mais abrangente e completa para acesso a todos os parâmetros da câmara, bem como fotos em modo RAW, modo burst, e até suporte para câmaras amovíveis (tornar-se-ão as câmaras-lente da Sony em dispositivos suportados directamente pelo Android?)


6. Uniformização do design nas múltiplas plataformas


Se usam produtos do Google em iOS e Android já terão reparado que por vezes assistimos a coisas que estão melhor conseguidas numa plataforma e outras na outra. Neste Google IO o Google deverá revelar a sua aposta na uniformização dos seus produtos em todas as áreas, das apps mobile à própria apresentação dos serviços na web - e sem esquecer o alargamento da plataforma a áreas como os wearables, automóveis, televisões, etc.


7. Android Silver

Em que estado está a família Nexus? Com as referências ao Android Silver, em que qualquer fabricante poderá ter, para todos os efeitos, os seus próprios Nexus com um Android quase puro de raiz, todos estão curiosos para saber o que isso significa na realidade.

Claro que se for o caso, vão ficar muitas saudades de um aspecto que acompanhava os mais recentes equipamentos Nexus... que era o seu preço altamente competitivo.


8. O tablet "Flounder"

Mesmo com as informações sobre o Android Silver, continuam a existir rumores de que ainda teremos mais um lote de equipamentos Nexus (talvez os últimos) antes da transição para essa nova era. Fala-se que estes derradeiros modelos serão dois tablets feitos pela HTC - mas considerando que a HTC tem estado ausente dos tablets há bastante tempo, aumentam as expectativas sobre esta possibilidade.


9. Nexus TV com Android TV e acesso a jogos

Para além do pequeno Chromecast, o Google parece continuar empenhado em lançar uma caixa dominar a sala de estar, com acesso a uma loja de apps - incluindo jogos. Embora a ameaça a consolas como a Xbox One e PS4 não seja imediata, bastará olhar para a evolução que o segmento mobile e chips derivados tem tido... e imaginar como as coisas estarão daqui por 4 ou 5 anos, tendo em conta que as consolas de jogos actuais permanecerão "paradas" durante todo esse tempo.

Imaginando-se a integração entre Android Mobile, Android Wear, e Android TV... é um novo mundo de possibilidades que dá pensar.


10. Carros sem condutor


Os carros sem condutor do Google poderão potenciar uma autêntica revolução na forma como a nossa sociedade se desloca. Embora o Google diga que só está interessado em desenvolver a tecnologia para que depois os fabricantes de automóveis a utilizem... quem nos diz que daqui por uns anos não teremos frotas de carros do Google a responder às nossas marcações nos calendários levando-nos de onde para onde quisermos - talvez vendo alguns anúncios publicitários durante a viagem.


11. Android para o automóvel

Enquanto esses carros sem condutor não chegam, o Google quer fazer com que o Android seja menos intrusivo e fácil de utilizar quando se está ao volante. Neste Google IO devermos ficar a conhecer uma nova proposta do Google para isto, faltando saber se será uma nova caixa para se instalar nos carros, ou se um simples sistema de interligação dos nossos smartphones com o sistema já existente nos veículos.


12. Robots do Google

Com a aquisição da Boston Dynamics, criadores de robots impressionantes, continua-se à espera de ver o que o Google espera fazer com isto. Para já as primeiras intenções parecem ser a criação de robots para linhas de montagem - estando em conversações com a Foxconn, não para que a Foxconn produza os seus robots, mas para os auxiliar no seu próprio processo de fabrico para os seus clientes.


13. Levar a internet a todo o mundo

Fibra, satélites, balões... O Google vive na internet e por isso é do seu interesse que todos tenham acesso a ela, onde quer que estejam. Se nas cidades com Google Fiber o Google disponibiliza velocidades de 1Gbit, para o resto do mundo o Google continua a explorar soluções originais, como os seus balões Google Loon (que tem conseguido avanços consideráveis) e mais recentemente a possibilidade de uma rede de internet via satélite.


14. Google Play Fitness

Com a chegada dos wearables e trackers capazes de registar dados biomédicos, o Google deverá disponibilizar uma plataforma central para guardar todos esses dados e evitar a proliferação de dados "avulso" onde uma app guarda a distância que caminhamos, outra regista o nosso peso, e outra ainda guarda a nossa frequência cardíaca.


15. Tablet com Chrome OS

Se eu pessoalmente preferia ver novidades no campo de uma maior aproximação/integração do Chrome OS com o Android, por agora parece ser mais provável que possamos vir a conhecer um Tablet com Chrome OS para acompanhar os bem sucedidos Chromebooks. Talvez... um sucessor "transformável" do icónico Pixel do Google? De qualquer forma, os rumores sobre este dispositivo são bastante recentes, pelo que poderá ser ainda demasiado cedo para que se veja alguma coisa sobre ele neste Google IO.


16. Project Tango

Smartphones e tablet com câmaras 3D capazes de ver o mundo em seu redor. Poderia parecer ficção científica mas o Google já os tornou realidade, faltando agora ver de que forma os developers irão utilizar estas capacidades. Aqui, não estou curioso por ver concretizados todo o tipo de coisas que consigo imaginar... quero é ver todas aquelas aplicações que nem sequer imagino - e acredito que não vão faltar muitas dessas (embora vá levar o seu tempo, é certo).


17. O Fim das Passwords


Convivemos com ela todos os dias, ao ponto de já as considerarmos "banais" e "normais". Está portanto no momento ideal para que se faça algo de novo que nos liberte da chatice - e risco - de termos os nossos serviços online dependentes de uma sequência de letras que pode ser exposto, não só por nossa culpa, como por uma qualquer falha num qualquer servidor ou serviço sobre o qual não temos nenhum controlo.

Temos visto rumores sobre sistemas que permitirão fazer logins automáticos quando nos aproximamos de um computador, e esperamos que neste Google IO o Google nos traga algo que nos faça esquecer as passwords e até a chatice de ter que introduzir códigos numéricos manualmente para o sistema 2-step.



Depois, há ainda muitas outras questões que poderão (ou não) ser abordadas no Google IO: o projecto Ara  de smartphones modulares iniciado pela Motorola; em que estado está o Android@Home; a aparente descentralização do Google+; as relações com a Samsung; o Project Glass; e muito mais. Uma coisa é certa, não vão faltar coisas sobre que falar neste Google IO 2014, que terá lugar a 25 e 26 de Junho.

[via Ars]

2 comentários:

  1. Parecem ser demasiadas coisas importares para serem anunciadas em apenas 2 dias, mas sem dúvida que promete ;)

    ResponderEliminar
  2. O ponto 4 desapareceu. E quanto ao 2, a Google provavelmente usava JIT (http://en.wikipedia.org/wiki/Just-in-time_compilation), que também é usada em Java.

    ResponderEliminar