2014/06/26

Android One é a resposta do Google para levar o Android a todo o mundo


Se meio mundo se pode dar ao luxo de comprar smartphones de 200 a 700 euros; há outro meio mundo para quem até um modelo de 150 ou 200 euros é demasiado caro. O Google não quer deixar escapar esse gigantesco mercado, e para isso lançou uma iniciativa chamada Android One que aposta nos modelos de baixo custo.

Com o Android One o Google disponibilizará modelos de referência que qualquer fabricante poderá usar para criar os seus próprios modelos com as suas próprias marcas, a preços bastante acessíveis e sem cortar (demasiado) na qualidade. Estes Android One destinam-se a mercados como a Índia, onde será lançado o primeiro Android One: um modelo dual SIM feito pela Micromax com um ecrã de 4.5", rádio FM, slot para cartões, e que terá um preço abaixo dos $100.

Não é o primeiro smartphone Android de baixo custo que vemos chegar ao mercado, mas este tem a vantagem de usar um Android completamente oficial e com direito a actualizações automáticas vindas directamente do Google (mesmo com os fabricantes a poderem adicionar algumas apps adicionais em cima do sistema) - para além do acesso igualmente oficial ao Google Play sem que se tenham que andar com "artimanhas".

Considerando que um dos "pontos contra" mais frequentes nos smartphones Android de baixo custo é precisamente a total falta de suporte, com modelos que nos chegam de fabricantes desconhecidos que nunca mais lançam qualquer actualização, esta iniciativa Android One parece ser a resposta que muitos esperavam para este problema. Agora só falta saber que estes Android One alguma vez chegarão até nós; mas de qualquer forma penso que serão sempre um ponto positivo para todos os fabricantes que queiram oferecer aos seus clientes um pouco mais de descanso quanto à questão das actualizações. (Estão a imaginar o que seria vermos modelos como os BQ, Wiko, e outros, a terem updates vindos directamente do Google?)

1 comentário: