2014/06/18

Aptoide faz queixa do Google na Comissão Europeia


Muitos utilizadores Android já conhecerão a app store alternativa Aptoide - que na verdade é uma plataforma que permite a criação de milhares de "stores" independentes - e alguns deles poderão nem ter reparado que se trata de um projecto nacional de grande sucesso. Agora, a Aptoide entre em rota de colisão directa com o Google, e faz queixa dele na Comissão Europeia devido a abuso de posição dominante e concorrência desleal.

Contrariamente ao que acontece noutras plataformas, o Android permite a instalação de app stores alternativas, mas Paulo Trezentos refere que o Google tem vindo a dificultar essa tarefa: impedindo a entrada de lojas concorrentes na sua Play Store; dificultando a instalação de lojas alternativas nos dispositivos Android; usando serviços que beneficiam a Play; e facilitando/obrigando a integração de apps com a Play.

Já por várias vezes tem sido posta em causa se o Android é um projecto "open-source", uma vez que o Google tem optado por manter fechado e sob seu controlo cada vez mais funcionalidades que se associam ao Android, deixando apenas um "esqueleto" cada vez mais desprovido de funcionalidades como open-source. A Aptoide quer que exista concorrência no mercado de apps, e que sejam os consumidores a escolher - algo que já acontece nalguns mercados, como o Chinês, onde o bloqueio do Google Play fez com que proliferassem lojas alternativas de apps que se tornaram em grandes sucessos.

Por outro lado, o Google poderá também defender-se alegando que estas lojas alternativas não fazem um controlo efectivo das apps que disponibilizam, permitindo a comercialização de apps piratas (algo que contribuiu para muita da sua popularidade) e pondo em causa a sua verificação contra potenciais apps maliciosas.

Vai ser interessante ver qual será a decisão da Comissão Europeia, e também ver que impacto é que esta decisão poderá ter também noutras plataformas que actualmente permanecem bem mais fechadas, como o iOS.

13 comentários:

  1. Bom, vamos la ver, qd essa app, q nada tenho contra, apresenta qq e mais alguma app, das compradas, a custo zero... q raio de moralidade eles têm para apresentar queixas a quem quer seja...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi a primeira coisa que pensei qd vi a notícia.
      Nada contra, mas ou há moral ou...

      Eliminar
  2. Não fazia a minima ideia que era nacional!!! Fixe :D
    Desde o primeiro dia da Aptoide que a uso... é impecavel, e tem muitas aplicações que não são permitidas na Play Store: ad-block, youtube download, etc...
    Acho muito bem que façam frente à Google na UE! Espero que ganhem...

    ResponderEliminar
  3. mas esta loja nao e' o pirate bay das aplicacoes para android?

    ResponderEliminar
  4. A Google faz o OS ... acho que a Google é que deve decidir!

    ResponderEliminar
  5. Epá, estas queixas são do mais estúpido que existe.
    Primeiro:

    "Já por várias vezes tem sido posta em causa se o Android é um projecto "open-source", uma vez que o Google tem optado por manter fechado e sob seu controlo cada vez mais funcionalidades que se associam ao Android, deixando apenas um "esqueleto" cada vez mais desprovido de funcionalidades como open-source." - isto é mentira. O que existe no AOSP continua lá. Agora a Google não é obrigada a desenvolver constantemente o AOSP se não quer nem libertar como open-source as suas apps proprietárias.

    - impedindo a entrada de lojas concorrentes na sua Play Store - porque é que a Google tem que ser obrigada a aceitar outras lojas dentro da sua loja?
    - dificultando a instalação de lojas alternativas nos dispositivos Android - mentira. Basta instalar os apks das oturas lojas. Existem vários smartphones com lojas alternativas como a Amazon App Store ou os Samsungs com a Samsung Apps.
    - usando serviços que beneficiam a Play. - A Google passou a ter várias apps associadas á Play para facilitar actualizações e desassociar updates de apps importantes aos utilizadores de updates ao SO. Isto quanto muito facilita a competição de outras apps semelhantes pois vêm menos coisas bundled ao Android.
    - e facilitando/obrigando a integração de apps com a Play. - Gostava de ver casos de obrigação porque nunca vi. Facilitar integração com o Play agora é ilegal???

    Não é pelo parasita ser português que vou passar a apoiar parasitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já se passou o mesmo com a Microsoft, quando nas versões do Windows Europeias foi obriga a incluir a opção de selecção de browser em vez de vir de origem com o IE. A mim só me chateia mais que as regras não sejam iguais para todos: então a MS e o Android têm que abrir as portas aos concorrentes... mas depois a Apple possa ter tudo "fechado"?

      Eliminar
    2. "Não é pelo parasita ser português que vou passar a apoiar parasitas."
      +1

      Eliminar
    3. O que ocorreu com a Microsoft foi bem diferente. No Android basta veres o exemplo da Amazon e da Microsoft/Nokia que usam o AOSP em terminais seus para imediatamente invalidar as "queixas" de empresas como a Aptoide que só querem é esmifrar mais dinheiro tentando obrigar a Google a incluir modificações na Google Play e Play Services e não no Android base.

      Se a Aptoide quisesse só tinha que fazer o mesmo!
      Se não consegue (compreensível) então que arranje outras formas de combater isto.

      Eliminar
  6. Estes senhores da Aptoide eram os "criadores" do Linux Caixa Mágica. As permissões que pedem para instalar, são um abuso em relações a outros markets e blackmarkets. A ideia e o projecto em si têm pernas para crescer muito.

    A estratégia deles passava por disponibilizar uma store onde a Play Store é bloqueada. E disponibilizar conteúdos que na loja da Google não podem entrar!

    ResponderEliminar
  7. Como dizem os brasileiros: "A Aptoide vai se ferrar"!

    ResponderEliminar
  8. Resumindo... O uso da Aptoide é legal ou ilegal, levando em conta que enquanto todos os apps na Aptoide são disponibilizados gratuitamente, na Play Store alguns apps (que na verdade são praticamente os melhores apps) são pagos?

    ResponderEliminar
  9. Resumindo... O uso da Aptoide é legal ou ilegal, levando em conta que enquanto na Aptoide todos os apps são disponibilizados gratuitamente, na Play Store, alguns apps (que são alguns dos melhores apps) são pagos?

    ResponderEliminar