2014/06/26
Códigos PIN facilmente detectados a dezenas de metros de distância
A maioria das pessoas recorre a códigos PIN para proteger os seus smartphones, mas agora investigadores vieram demonstrar que o velho problema de "estar à espreita" se torna bem eficaz do que se poderia pensar, usando uma simples câmara para espiar os códigos PIN a dezenas de metros de distância, mesmo sem ver o que está no ecrã.
Que teclar um código PIN é um acto que pode ser facilmente espiado por alguém que esteja atrás de nós ou ao nosso lado, isso já todos sabemos e implicitamente tomamos as precauções necessárias, tentando obstruir a sua linha de visão. Mas, investigadores revelaram que é possível detectar os código PIN com grande eficácia mesmo não tendo uma linha de visão directa para o ecrã.
Isto é conseguido devido ao teclado virtual que é apresentado estar sempre na mesma posição, permitindo que a análise dos movimentos da mão seja convertido nos números que foram tocados. A fiabilidade desta detecção depende da qualidade da câmara utilizada, com algo como um Google Glass a poder detectar os PINs a 3 ou 4 metros de distância, mas podendo atingir várias dezenas de metros usando-se uma câmara mais potente com zoom óptico.
Espiar códigos não é nada de novo, mas no caso deste sistema os investigadores referem que haveria uma solução bem simples para o problema: bastaria apresentar um teclado virtual que mudasse de posição e a ordem das teclas para que qualquer tentativa de detecção deste tipo se tornasse inútil.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Outro exemplo são os padrões de bloqueio dos telemoveis que são facilmente descobertos pelo mesmo sistema
ResponderEliminar