2014/06/26

Devolo revela velocidades médias do Powerline em Portugal


A Devolo é uma marca inevitável quando se fala de produtos powerline, e uma das possibilidades que dá aos seus utilizadores é partilharem dados estatísticos sobre as velocidades que conseguem em suas casas (de forma anónima). Agora, é a vez de ser a Devolo a partilhar connosco os resultados das velocidades médias dos seus adaptadores powerline em Portugal.

Embora haja soluções WiFi cada vez mais velozes, continuam a existir mil e um motivos pelos quais a transmissão via rede eléctrica (powerline) poderá revelar-se mais eficiente ou desejável. Talvez estejam numa zona completamente saturada por redes WiFi (como frequentemente acontece em prédios); talvez a rede WiFi não chegue ao ponto mais distante da casa; talvez não queiram sujeitar-se a ataques constantes dos hackers da vizinhança; talvez queiram colocar internet numa garagem ou anexo fora do alcance da rede WiFi (e também da rede cablada, já que esta se fica pelos 100m enquanto que com adaptadores powerline poderão chegar aos 300m); enfim... um sem número de situações onde o powerline se pode tornar na solução para o vosso problema.

Agora, dados recolhidos pela Devolo entre Maio de 2013 e Abril de 2014 referentes aos seus adaptadores dLAN instalados em Portugal comprovam que utilizadores conseguem obter velocidades médias de 113Mbps (para os adaptadores mais antigos de 200Mbps, com base em 1581 amostras); e de 168Mbps (para os adaptadores de 500Mbps, com 1174 amostras). Infelizmente, para os novos adaptadores 650+ ainda não há amostra representativa para mostrar que tal se comporta a sua tecnologia de 3 condutores, que também usa o fio de terra para melhorar a qualidade e velocidade das comunicações powerline.

Embora isto não seja garantia que todos os utilizadores atinjam estas velocidades, sempre servirá para dar uma ideia dos resultados reais que é possível obter com adaptadores powerline - e que assim demonstram que são mais que suficientes para levar uma ligação de internet de 100Mbps a todo o lado sem que se tornem num elemento limitativo.

Como curiosidade, de todas as instalações em Portugal que partilham estes dados, o número máximo de adaptadores dLan numa residência foi de sete - se por acaso for um de vocês... parabéns. :)

3 comentários:

  1. Isso também demonstra que numa casa não há alternativas ao nível de gigabit, sem se ter que recorrer à instalação de cabo de rede. Já se fizeram vários testes a redes N e AC (wifi) e tais como estes as velocidades reais são sempre 4 - 8 x mais lentas às anunciadas.

    Eu tenho 2 NAS gigabit e querendo transferir altas quantidades de dados rápido, acho impressionante como não há nenhuma alternativa viável via wireless / electricidade ...

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho uns adaptadores powerline (não Devolo). Deixei de os usar (e furei 2 paredes) porque, quando o único PC lá de casa morreu, a MoBo que substitui não se dava bem com eles... As velocidades eram apenas meeéh...

    ResponderEliminar
  3. Testei usando o speedtest mas isso apenas me dá a velocidade do meu contrato do ISP (menos o "desperdício" feito pela powerline). Com 120Mbs contratados tenho cerca de 40Mbs no speedtest através de powerline, cerca de 33%.

    Agora queria saber a que velocidade consigo comunicar com o meu NAS, que está diretamente ligado ao router e "do outro lado" da powerline. Como posso testar isto?

    ResponderEliminar

[pub]