2014/06/30

Daxian BM50 - um micro-telemóvel num auricular

No início de Maio falámos do Daxian BM50, o curioso micro-telemóvel que passa por um auricular bluetooth e não resistimos a ver como é que ele se comportava na vida real. O Nuno Barros cedeu a sua orelha, e agora conta-nos o que achou deste gadget.


O Daxian BM50 chegou há poucos dias e depois de colocar o cartão SIM (é verdade, este auricular utiliza um cartão SIM standard de tamanho normal) e a bateria de 300mAh, demorei mais de 10 minutos em autêntica "guerra" com uma infinidade de menus em chinês, até finalmente conseguir definir a língua para inglês.

Ao colocar o BM50 na orelha, surge mais um problema, a fixação do auricular. O suporte para a orelha é uma peça de plástico que simplesmente não fica fixa no auricular, o que, aliado ao peso do aparelho (59 gramas) faz com que o auricular descaia e fique pendurado na vertical. Apesar desta questão estética, o BM-50 funciona sem qualquer problema, mesmo nesta posição. ;-)


As teclas do BM50 são pequenas (muito pequenas!), o que poderá causar problemas para quem tem dedos grossos, mas também não se podia esperar um teclado grande num equipamento deste tamanho. O ecrã também é pequeno, mas apresenta todas as informações essenciais: estado da rede e bateria, nome do operador e horas.

Para além de funcionar como telemóvel, o Daxian BM50 também pode funcionar em simultâneo como auricular bluetooth emparelhado com um smartphone, ou seja, poderão utilizá-lo para fazer/receber chamadas através do próprio SIM, e também através do vosso smartphone.

Apesar deste auricular/micro-telefone também ter capacidade para envio/recepção de SMS, parece-me que esta funcionalidade deverá ser considerada apenas como uma opção de recurso, uma vez que o tamanho do ecrã e do teclado não facilitam quer a leitura quer a escrita de SMS.


Um aspecto curioso (ou melhor, chato!) é que quando recebemos uma chamada ouvimos uma menina a falar em chinês antes do auricular tocar - penso que estará a dizer o número de quem está a telefonar, mas como não percebo nada de chinês, é mesmo apenas uma suposição.

Este BM50 destaca-se pela positiva devido ao facto de funcionar em simultâneo como auricular bluetooth e telemóvel, enquanto pelo lado negativo temos o peso, que faz com que após algum tempo de utilização contínua a orelha se comece a queixar. Considerando o seu custo extremamente reduzido - cerca de €20 - é, sem dúvida, um equipamento muito interessante.

[Escrito por Nuno Barros]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)