2014/06/30

Facebook manipulou emoções de 689 mil utilizadores


Que as emoções são contagiosas quando se está fisicamente perto de outras pessoas, isso já se sabia. Mas nesta era do digital e das redes sociais, o Facebook e investigadores universitários decidiram ver se o mesmo efeito se aplicava à distância, e para isso manipularam intencionalmente 689 mil utilizadores testar a teoria.

Nem será necessário dizer que muitas pessoas não gostaram de descobrir que tinham sido usado como "ratos de laboratório" para estas experiências, mas a essas preocupações o Facebook responde com o facto de terem aceite as condições de utilização de serviço quando se registaram no Facebook, e onde lá pelo meio de toda aquela lenga-lenga que ninguém lê aparece a menção de que os dados dos utilizadores poderão ser utilizados para "investigação". (Actualização: afinal parece que essa referência só foi adicionada meses depois da experiência.)


O teste foi simples, para um grupo de utilizadores foram apresentados mais notícias positivas na sua timeline; para outro grupo foram apresentadas mais notícias negativas. O resultado da experiência comprovou que efectivamente essa selecção afectava as suas emoções, com cada grupo a produzir também estados mais positivos/negativos - estatisticamente relevantes mas bastante subtis (cerca de mais uma palavra "negativa/positiva" em cada mil).


Algumas pessoas poderão sentir-se "violadas" por esta manipulação, mas há quem se apresse a lembrar que estas "manipulações" são algo que acontece diariamente a todos os níveis: das capas dos jornais às publicidades nas revistas, passando pelo apresentação dos produtos nas lojas, e tudo o mais. Aliás, continuamente, e em todos os grandes sites, são continuamente feitos os chamados testes A/B, em que são feitas pequenas alterações e apresentadas a diferentes grupos de utilizadores, para descobrir quais resultam em mais vendas/registos/ganhos em publicidade, etc.


Daí que... o melhor é mesmo estarem todos conscientes que vivemos num mundo de "manipulação"... e que a única solução é estar-se consciente disso.




2 comentários:

  1. Sò espero é que ninguém se tenha decidido dizer "adeus, mundo cruel" depois de ter chegado a essa conclusão por aquilo que estava a ver no Facebook.

    ResponderEliminar
  2. quando tu nao pagas um produto, é porque tu és o produto.

    ResponderEliminar