2014/06/30

Google adia reconhecimento de voz multi-língua no Google Now


Por instantes, tudo parecia estar bem encaminhado para que muito em breve pudéssemos passar a falar em Português para os nossos Android - mas infelizmente, o Google já veio dizer que o reconhecimento de voz em diversas línguas no Google Now vai ser adiado para "mais tarde" (sem data anunciada).


A funcionalidade do Google Now passar a entender os comandos de voz em diversas línguas tinha sido prometido para agora, mas quando chegou o momento, o Google disse que alguns bugs inesperados forçaram o adiamento desta funcionalidade. É pena... pois imagino que muitas pessoas desejassem já começar a dar uso a esta funcionalidade este Verão, sem terem que recorrer a inglês.

É certo que não sei até que ponto parecerá "menos mal" estar a falar em Português para o smartphone do que se o fizerem em inglês, mas isso acaba por ser irrelevante: estamos em Portugal, um utilizador esperará poder usar a sua língua para interagir com o seu smartphone. Para além disso, imagino que alguns utilizadores nem sequer dêem uso a esta funcionalidade por se sentirem constrangidos em falar inglês em público, ou de acharem que o seu "sotaque" não é bem compreendido pelo Google.

Ainda assim... por este andar, parece-me que o Google será o primeiro a levar o reconhecimento de voz até ao resto do mundo, face à Siri da Apple e a Cortana da Microsoft - e sem dúvida que isso será mais uma mais valia a ter em conta no momento de escolher o próximo smartphone. Isto sem esquecer que, com a chegada dos wearables, os comandos de voz tornar-se-ão muito mais necessários.

E vocês, que uso têm dado ao Google Now ou Siri usando a vossa voz?

2 comentários:

  1. Já tentei com resultados mistos. Aparentemente a minha dicção é pior do que eu pensava. Talvez "too British" para os gostos da google :( (é o que eu quero pensar, em vez de assumir que é mesmo má :p )

    No entanto, no smartphone acho que a vantagem é reduzida, por exemplo por comparação com um smartwatch, smarttv, smartcar ou smarthome :)

    ResponderEliminar
  2. Português do brasil, não?

    ResponderEliminar