2014/06/30

Canadá aplica multas milionárias anti-Spam


Os serviços de email actual já fazem um bom serviço ao limparem as nossas caixas de email dos indesejáveis emails de spam; mas o Canadá acha que isso não é suficiente e vai agora aplicar multas milionárias a todos os que continuarem a insistir em enviar spam.

O spam é um negócio que rende milhões. Bastará ver que o custo de enviar milhões de emails é negligenciável, e que mesmo que apenas 0.1% dos destinatários abra os emails e apenas 0.1% desses venha a comprar algo, registar-se, ou fazer qualquer outra coisa que seja pedido nos emails... e estamos a falar de milhares de objectivos conseguidos, diariamente. Faz por isso sentido que as multas a aplicar a quem recorra a esta técnica sejam igualmente milionárias, e é precisamente o que o Canadá está a fazer.

No Canadá, uma empresa que seja apanhada a enviar spam (depois de um processo inicial de verificação), pode ser multada em até 10 milhões de dólares; com multas para o CEO e os responsáveis até 1 milhão; 10 milhões para a agência de marketing; e até 10 mil dólares no caso de ser um simples indivíduo. Valores que certamente farão muitas empresas repensar o uso do email - e até a Microsoft resolveu suspender o envio de alertas de segurança via email, não vá alguém considerar isso spam.

É certo que esta lei pouco ou nada fará para parar o spam no resto do mundo, e por cá continuaremos a receber os irritantes emails que ainda por cima espetam a habitual declaração "este email não pode ser considerado spam porque blá blá blá blá..." - como se isso pudesse de alguma forma mudar a realidade: de que se trata efectivamente de spam! (E já nem falo de uma tal entidade que se diz "de defesa do consumidor", mas que não abdica de usar spam para tentar angariar novos clientes...)

1 comentário: