2014/06/30

Notícias do Dia

O Facebook manipulou as emoções de 689 mil utilizadores em experiência social; Android a perceber português foi adiado mais alguns meses; nem tudo o que se vê no Facebook é a realidade; os sites noticiosos alemães querem comissão de 11% do Google; vimos um mini-tracker GSM que vos diz por onde anda alguém ou alguma coisa, por apenas €13; ganhou o nosso design favorito para o relógio do Moto 360; o Google acalma os receios e diz que linha Nexus continuará a existir; e está na hora de decidirem o vosso futuro: iOS ou Android?

E em dia de rescaldo dos nossos passatempos, e enquanto averiguamos quem será o vencedor da câmara para o automóvel, podem-se ir já preparando para o passatempo de amanhã, com muitas mais coisas boas para vocês. De seguida, as notícias do dia:


Android Wear, Auto e TV vão ser (só) como o Google quer


Há muito que o Google tem mandado várias "indirectas" para que os fabricantes deixem de inventar demasiado com o Android; mas nos novos Android Wear, Android Auto e Android TV o Google não deixa margens para dúvidas: os fabricantes não poderão tocar no interface, que será única e exclusivamente como o Google pretende que seja.

Para mim parece-me bem, desde que isso venha associado a actualizações bem mais céleres e a acompanhar os lançamentos oficiais do Google (ou directamente vindas do Google, que seria ainda melhor). Mas agora a pergunta que fica no ar é... será que um dia destes o Google decide aplicar a mesma regra ao seu Android para smartphones e tablets?

QuickOffice vai ser descontinuado pelo Google


Se são daquelas pessoas que não passa um dia sem ter que lidar com ficheiros do Office, o QuickOffice seria uma das primeiras apps obrigatórias para o vosso Android/iOS. Mas não se assustem se da próxima vez que forem à Play Store ou App Store não o encontrarem: o QuickOffice vai ser descontinuado pois deixa de ser necessário. As apps do Google Docs, Sheets e Slides passam a ter suporte nativo para os documentos do Office, pelo que agora deixa de ser necessário usar outra app para esse efeito.


Navigator oferece 500 iPad mini em promoção mundial


"Papel? Mas qual papel?" - A Navigator pode ser uma marca de papel (a mais vendida em todo o mundo) mas vai ajudar 500 pessoas a usarem menos papel oferecendo-lhes 500 iPad Mini de 16GB. Esta acção decorrerá entre 1 de Julho e 31 de Dezembro e para isso bastará aos consumidores adquirirem uma resma de papel da marca Navigator, aceder ao site da marca e introduzir o código que se encontra impresso no verso de cada resma, para depois descobrir se o código é um dos 500 premiados com o mini tablet da Apple.


Second Life quer ser a rede social da Realidade Virtual

O Second Life está longe dos tempos áureos em que ocupava o dia a dia de milhões de pessoas, mas ainda assim continua a atrair cerca de um milhão de jogadores por mês; e está a contar que a iminente chegada da realidade virtual para todos volte a dar-lhe dose reforçada de protagonismo.

Que a realidade virtual será uma "revolução real", disso não tenho dúvidas, e não me custa aceitar que o Second Life esteja numa posição privilegiada para tirar partido disso (assim como muitos outros serviços que rapidamente irão aproveitar este novo mercado). Aliás, não será por acaso que tenha sido o próprio Facebook a comprar a Oculus VR... ou pensam que sim?




Chrome deixa de necessitar de plugin para hangouts


Com as capacidades de áudio e vídeo dos browsers, não há motivos para que se continuem a usar plugins para esse efeito. O Flash está em declínio acentuado e é agora encarado como "indesejável" devido aos dispositivos mobile; mas nos desktops o próprio Chrome continua a recorrer a um plugin extra do Google para permitir as conversações por voz e vídeo. Felizmente, isso está prestes a mudar: nas versões de desenvolvimento do Chrome já não é necessário qualquer plugin adicional para os Hangouts, e isso significa que brevemente isso chegará também ao Chrome "oficial" para o público.


Primeira geração de wearables Android ainda deixa muito a desejar?


O Moto 360 pode ter aguçado o apetite a muita gente, mas há quem continue a achar que estes primeiros wearables Android deixam muito a desejar. Autonomias reduzidas, funcionalidade duvidosa... será que estes dispositivos representam realmente uma mais valia para os utilizadores no seu dia a dia? Sem dúvida que são questões pertinentes, e que gostaríamos de saber responder... mas a verdade é que para além do factor "atracção" por se tratarem de novidades, falta realmente saber se os wearables nos virão simplificar a vida ou tornar-se em "mais um aparelho" que temos que carregar diariamente e recarregar ao final do dia... tornando-se num transtorno maior do que seria pretendido.


Curtas do Dia

Resumo da Madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)