2014/06/23

Google Made With Code quer mais mulheres a programar


O mundo da programação continua a ser dominado, e encarado, como uma coisa "para homens", mas há quem pense que está na altura de mudar essa mentalidade. O próprio Google está agora a investir em força nessa mudança, criando este Made With Code.

O site Made With Code agrega diferentes projectos e histórias inspiradoras de mulheres no mundo da tecnologia, que tentam demonstrar e cativar as raparigas mais jovens de que a programação e tecnologia são algo que pertence, e está alcance, de todos. Afinal, muito se tem debatido de que a "programação" é uma das mais importantes linguagens que interessa dominar, e é essencial que esse língua não venha a ser falada apenas por homens.

Para além de promover a aprendizagem social - facilitando a descoberta de grupos de programação "só para raparigas" - o site conta também com diversos projectos de programação com os quais tenta demonstrar que a programação não é uma coisa chata. Num deles, pode-se criar uma bracelete que é depois impressa em 3D e enviada para a sua casa pelo correio.

Tendo passado pela constatação real deste problema (na minha turma de informática tínhamos apenas uma única rapariga), acho que já está mais que na hora para que se mude a tal ideia que "isso dos computadores é só para os homens"... Ou não tivesse sido uma mulher a escrever o primeiro programa de computador. :)

2 comentários:

  1. Fico sempre a pensar se se escreve "O próprio Google está agora a investir" ou "A própria Google está agora a investir" já no outro artigo escreveram com "O Google"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pessoalmente, não me faz "impressão" ver nenhum dos casos.
      Se ler "A Google" interpreto como "a empresa"; se ler "O Google", interpreto como o serviço... mas acabando por ser também a empresa.

      No meu caso, prefiro usar "o Google"... mas são "gostos".

      Eliminar