2014/06/23

Philips cria monitor 2-em-1 "sem junção visível"

Há cada vez mais pessoas que se rendem às vantagens de ter uma área de trabalho alargada usando múltiplos monitores, sendo que o baixo preço dos monitores também ajuda a que a utilização de um segundo monitor se torne acessível a todos. Só que, há pessoas para quem o facto de existir uma margem entre um monitor e o outro os torna pouco apetecíveis - e foi para essas pessoas que a Philips criou um monitor 2-em-1 sem junção visível.

Este monitor Philips Dois-em-Um (modelo 19DP6QJNS) combina dois monitores de 19" para criar uma área total de trabalho de 32", e onde cada um dos monitores pode ser ajustado em até 22.5º de forma independente (desde ficar completamente "aberto" e plano, a ficar fechado em "V"). Este monitor recebeu o Gold Award d&i 2014 na Computex, mas não se deixem enganar pelo que dizem as equipas de marketing. O que eles referem como sendo "sem junção visível" traduz-se em linguagem real por uma borda com apenas 3.5mm que separa os ecrãs.

Sim, é muito menos do que o que se teria juntado dois monitores independentes convencionais lado a lado, e que facilmente pode atingir vários centímetros de espaço morto, mas mesmo assim ainda está bem longe de se tornar "invisível". (Quanto a ser o primeiro... tenho ideia de já ter visto há alguns anos alguns sistemas dual monitor que usavam um prisma ou outro elemento para esconder a margem entre os painéis... não sei é se chegaram a ser produtos comercializados ou se ficaram apenas pelos protótipos.)

Outras opções curiosas: a Philips optou por colocar num dos ecrãs uma porta DisplayPort e VGA, enquanto no outro encontramos uma VGA e HDMI com MHL. Assim ficam contempladas praticamente todas as eventualidades necessárias para os dias de hoje. Agora só falta esperar que este dois-em-um tenha um preço competitivo, e que em breve possa surgir um três-em-um, que seria bem apreciado por quem leva os seus jogos bem a sério.

3 comentários:

  1. Sem junção visível com 3.5mm??? 3.5mm a essa distância só são invisíveis (com todo o respeito) para um cego! Lol

    Quando essa distância for de 0.35mm (ou seja 10x menos) aí sim poderão falar de "quase invisível" mas até lá...

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Ai essa trigonometria... Ao duplicares a largura de um rectângulo, a diagonal não duplica. :)

      Exemplo (feito para 16x9 para simplificar as contas)

      1 ecrã 16x9" tem uma diagonal de 18.3"
      2 ecrãs de 16x9" lado a lado = 32x9" fica com uma diagonal de 33"

      Eliminar