2014/06/08

Renault Espace fez 30 anos


Até custa acreditar que já passaram 30 anos desde que a Renault nos trouxe um "estranho" veículo chamado Espace, e que vinha estrear uma nova categoria de automóveis: os monovolume.

Hoje em dia ninguém olhará duas vezes para um monovolume, mas em 1984, apresentar um veículo que pretendia responder a todo o tipo de utilização que o seu dono quisesse fazer, era um conceito um pouco radical. Tradicionalmente tínhamos os carros para transportar pessoas, carrinhas para transportar carga; e com a Espace, tudo se tornava possível.

Poderia imaginar-se que fosse um sucesso imediato... mas não foi o caso. No primeiro mês foram vendidas apenas 9 unidades; mas depois as vantagens deste estranho e futurista veículo onde os bancos da frente podiam rodar 180º  e transformar o interior da Espace numa autêntica sala de convívio (ou de trabalho), lá foram conquistando admiradores por todo o mundo.


Actualmente, o conceito de monovolume já se expandiu a praticamente todas as marcas e inúmeros modelos, dando origem também aos "mini-monovolumes" e inspirando outras máquinas icónicas como o célebre Avantime (um autêntico monovolume coupé). Mas por muito que se apreciem todos os outros modelos, os fãs dos monovolumes terão sempre um fraquinho pela versão original: a Renault Espace.

3 comentários:

  1. Tenho uma Renault Espace 4, e digo-vos que é sem dúvida um veículo único. Conforto excepcional em viagem sem problemas nenhuns em manter altas velocidades. GPS integrado com as rodas faz com que mesmo que o sinal GPS seja baixo ou nulo, o carro saiba onde está. 7 lugares que podem ser convertidos em 2 lugares mais uma mala suficientemente grande para transportar tudo e mais alguma coisa. Recomendo.

    ResponderEliminar
  2. É pena ser cada vez mais feia por fora....

    ResponderEliminar
  3. REANUL espace F1 - o melhor familiar para que os miúdos cheguem a horas à escola:
    https://www.youtube.com/watch?v=wZ4X4l56Q1w

    :)

    ResponderEliminar