2014/06/08

Google Nearby vai ampliar funcionalidades de geolocalização do Android


A maioria das pessoas já saberá que pode criar lembretes geolocalizados nos seus Android, para que sejam recordados de algo quando chegam a casa, ao trabalho, ou a qualquer outro local; mas para breve as funcionalidades de geolocalização do Android deverão expandir-se enormemente com a chegada do novo serviço "nearby".

A chegada do serviço nearby parece estar para breve, e permitirá ampliar bastante o tipo de coisas que poderá ser feito de forma automática. Uma das mais imediatas e esperadas será a possibilidade de ser notificado quando estivermos na proximidade de algum amigo (depois de dadas as devidas permissões, claro), e que permitirá criar lembretes não apenas para locais fixos mas também coisas como "lembra-me disto da próxima vez que estiver com a pessoa X".


Mas as funcionalidades deste Nearby irão certamente bem para além destes lembretes, e poderão até permitir fazer coisas como o "handoff" do iOS 8/ OS X 10.10, em que poderemos facilmente transferir aquilo que se estava a fazer para outro dispositivo na proximidade; para não falar de todas as potencialidades que se podem imaginar a nível de comércio (ao entrar numa loja, ver automaticamente uma selecção de produtos, ou ter acesso a uma app específica, ou até a possibilidade de fazer um pagamento automaticamente sem ter que passar pela caixa, por exemplo); e também de segurança (login automático num computador assim que nos aproximamos com um smartphone); e de automação doméstica.

Enfim... as potencialidades são muitas... mas primeiro teremos que esperar que esta "novidade" seja revelada oficialmente e ver que ideias o Google tem para ela.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)