2014/06/30

YouTube passa a ter vídeos adaptados ao tamanho da janela do browser


Se notaram alguma coisa diferente no YouTube... não é impressão vossa; o Google modificou o seu leitor, que agora passa a ter tamanho adaptativo em função do tamanho da janela do browser.

Vivemos num mundo em que usámos uma variedade cada vez maior de dispositivos e resoluções, e isso tem feito com que os sites "adaptativos" se tornem bastante mais versáteis (e necessários) - algo que, quem usar um ecrã de resolução elevada (como o Ultra HD), rapidamente comprovará. Agora é a vez do YouTube deixar de apresentar sempre o mesmo tamanho de vídeo, independentemente de se estar numa janela redimensionada do browser a ocupar um quarto do ecrã ou a ocupar o ecrã todo. A área de vídeo do YouTube ajustar-se-á ao tamanho da janela, e isso afectará também a qualidade do vídeo transmitido, que escolherá a resolução mais apropriada para o tamanho, entre os 360p e os 1080p.

Claro que continua a ser possível escolherem o modo full-screen; e o modo de leitor "grande", que agora se passa a chamar Theater Mode e com margens pretas em redor; para além de também ser possível seleccionar a qualidade de vídeo pretendida manualmente.

2 comentários:

  1. Acho muito bem, embora por cá não tenha notado a diferença, ou então é imperceptível...

    A propósito da escolha manual da resolução, pessoalmente, optei por instalar uma extensão que automaticamente transmite os vídeos na sua resolução máxima disponível, ou então uma numa resolução à escolha previamente configurada.

    Além disso, também permite outras várias funções, das quais destaco aquela que permite deixar o fundo preto, que na minha opinião fica muito mais agradável...

    App: "Magic Actions for YouTube™"

    Link para Chrome:
    https://chrome.google.com/webstore/detail/magic-actions-for-youtube/abjcfabbhafbcdfjoecdgepllmpfceif

    ResponderEliminar
  2. E no entanto ainda não é possível fazer "full screen" limitado ao view port facilmente. Por alguma razão também removeram a funcionalidade de pop out. Isso sim eram mudanças úteis.

    ResponderEliminar