2014/07/14

Breach - um browser modular e totalmente configurável via CSS e Javascript


Hoje em dia a maioria das pessoas limita-se a usar os browsers mais populares: Chrome, Firefox, IE, Safari, Opera... Mas, e se nenhum deles for exactamente aquilo que gostariam que fosse o vosso "browser ideal"? Então, talvez o que precisem seja este Breach, um browser modular feito para se adaptar às necessidades de cada um.

Se muitos browsers já nos deixam adicionar e modificar certas coisas usando-se extensões, este Breach leva esse conceito ao máximo. Usando como esqueleto o Node.js e o Chromium, tudo o resto, incluindo o próprio interface é criado usando HTML, CSS e Javascript.

Ou seja, o browser de base propriamente dito nem sequer nos permitiria navegar para uma página web, se não existisse um módulo que adiciona a caixa de entrada de um URL e o sistema de tabs para permitir múltiplas páginas - e por aí adiante. A grande vantagem é que para criarem este browser à medida não precisarão de dominar a compilação de um browser de raiz, bastando apenas conhecerem as bases das linguagens web. Um pouco de CSS, HTML e Javascript, e poderão mudar o aspecto e adicionar todas as funcionalidades que desejem.

Nesta fase, existem ainda poucos módulos disponíveis, pelo que o Breach será mais do agrado de pessoas que dominem as tecnologias web e que se sintam atraídas pela ideia de poderem "desenhar" o seu browser. Mas angariando-se um número suficiente de interessados, pode ser que em breve já existam módulos suficientes para começar a atrair a atenção do público em geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)