2014/07/08

Comunicação magnética de curta distância


Se o NFC não vos oferece conforto suficiente para comunicações de curta distância de forma segura, investigadores de uma Universidade Finlandesa decidiram usar um método de ainda mais curta distância e que usa campos magnéticos para transmitir dados.

Provavelmente já terão utilizado a bússola digital do vosso smartphone, nem se que seja para vos apontar na posição (quase sempre) correcta quando estão a olhar para o mapa. Agora, investigadores decidiram usar essa capacidade como forma de receber dados codificados magneticamente, manipulando o campo magnético usando electroímanes.

A velocidade de transmissão de dados é bastante lenta, apenas 40 bits por segundo, mas tem a vantagem (para este caso) de apenas poder ser captado a distância muito reduzida, de cerca de 2cm; face aos 20cm que o NFC poderá ser "escutado". A ideia seria poder usar este método para receber um código, por exemplo para fazer um pagamento, e de forma que fosse compatível com a maioria dos smartphones já existentes no mercado, mediante o uso de uma app.

O conceito parece-me engraçado, mas acaba por ser apenas "mais um" numa longa lista de métodos de comunicação alternativos... e não sei até que ponto é que, hoje em dia, o problema será propriamente a falta de sistemas de comunicação, ou se a sua simplicidade de operação nos casos práticos do dia a dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)