2014/07/21

Framed - um quadro para a arte digital em movimento


Muitas pessoas ainda se estão a habituar à ideia de usarem uma "moldura digital" para exibir as suas fotos, e no Kickstarter já temos quem queira dar o passo seguinte, de transformar ecrãs nas telas capazes de exibir uma nova geração de arte digital animada.

Não é a primeira vez que algo como este Framed nos é proposto. Aliás, este Framed 2.0 é uma nova e melhorada versão de um ecrã de 40" que tinha sido lançado em 2011. O sistema começa agora nos ecrãs de 24", com WiFi e uma webcam que lhe dão a possibilidade de ser controlada por gestos; sendo acompanhado também por uma app com a qual poderão definir quais as obras que desejam exibir nestes ecrãs que poderão ser pendurados nas paredes como quadros.

Para além do modelo de 24" (por $399) estão também disponíveis versões de 40" ($1500) e 55" ($10000), preços que me parecem exagerados considerando que se pode obter o mesmo tipo de funcionalidade com algo como um televisor normal e um Chromecast ou Raspberry Pi - mas, isso caberá a cada um decidir.

O que é certo é que com este sistema se conseguem criar ambientes bastante originais e atractivos. Não se esqueçam é que nestas imagens temos sempre as coisas livres de cabos, e que depois nas instalações reais, ou têm a coisa preparada com as caixas e tubos nas paredes, ou terão que ter os cabos eléctricos à vista ou escondidos por calhas ou painéis.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)