2014/07/17

Sabes em que fotografias apareces?


Eu sei que vocês sabem que aparecem em montes de fotografias nos vossos álbuns, e que provavelmente até recebem avisos quando os vossos amigos do Facebook ou Google+ publicam fotos em que vocês aparecem, mas... e se alguém dissesse que vos viu em fotografias de um completo desconhecido?

Será algo mais simples e frequente do que poderão imaginar. Ora olhem para alguma foto que tenham tirado de algum monumento ou local famoso; quantas centenas de pessoas não aparecem na imagem? Pessoas que habitualmente descartamos como sendo desconhecidas, mas que são pessoas reais, que existem, que têm a sua vida. E o mesmo acontece com todas elas.

Este caso caricato passou-se quando alguém recebeu uma mensagem de um desconhecido sobre se não seria ele numa das suas fotos - vindo-se mesmo a confirmar que tinha sido ele (e que pode comprovar ao ir pesquisar no seu arquivo de fotos e descobrir a foto que ele tirou no preciso momento em que também estava a ser apanhado na fotografia).

Isto não é algo que será exclusivo desta era digital; poderia muito bem acontecer no século passado com qualquer fotografia tradicional. Mas com as câmaras digitais, umas férias onde habitualmente poderíamos tirar uma centena de fotos multiplica-se agora para milhares de fotos; e aqueles ilustres desconhecidos que temos na imagem poderão agora estar mais perto graças às redes sociais e à internet.

Avance-se um pouco no futuro, para uma sociedade onde os nossos smartphones, óculos digitais, automóveis sem condutor, e câmaras de vigilância estão permanentemente a olhar para o mundo. Será assim tão descabido imaginar que será tecnicamente possível manter um registo contínuo sobre tudo o que alguém fez a qualquer altura, combinando toda essa informação recolhida continuamente por milhões e milhões destes olhos electrónicos que surgem por todo o lado? Será o que se pode considerar de verdadeira sociedade "Big Brother", e só nos resta esperar que toda essa informação seja disponibilizada publicamente, em vez de ser controlada por um grupo restrito que pertença ao clube "Big Brother". Afinal, e como Edward Snowden bem demonstrou... a privacidade já não passa de uma ilusão.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)