2014/07/08

Skimmers cada vez mais avançados para os "Multibanco"


Levantar dinheiro é um acto que se vai tornando cada vez mais perigoso, e isso torna-se mais que evidente ao ver ao ponto a que os criminosos chegam para conseguirem obter os dados dos nossos cartões e o código PIN.

Os "skimmers" são aparelhos que se destinam a copiar a faixa magnética dos cartões bancários, para que depois possam ser usados para criar cartões falsificados usados para compras e levantamento de dinheiro. Por cá (Europa) isto já se tornou menos problemático devido à maior disseminação dos cartões com chip, que evitam a dependência na faixa magnética para identificação, mas nos EUA ainda são bastante populares os cartões desse tipo tornando estes sistemas altamente perigosos.

E tal como vemos a tecnologia a evoluir em muitas áreas, também na área dos skimmers se têm feito enormes avanços:


Agora existem skimmers de tamanho ultra reduzido e feitos com plástico de alta-qualidade, capazes de enganar a maioria dos utilizadores de que se tratam de peças pertencentes à máquina. Este sistema consiste numa peça que se encaixa no orifício de introdução do cartão, e que copia a banda magnética; e outro que contém uma micro-câmara (com um orifício quase imperceptível) colocada sobre o teclado e que grava o código PIN introduzido.

Embora por cá estes skimmers não funcionassem, o sistema pode facilmente ser adaptado para que funcione - nomeadamente, através do falso encravamento do cartão, de modo a que o utilizador se afaste pensando que o mesmo foi apanhado pela máquina, mas que depois é recuperado pelos criminosos (e que tendo o código PIN, ficam livres para o usarem para levantamentos e compras fraudulentas). Pelo que, convém estarem atentos a tudo o que pareça suspeito, e darem preferência a máquinas no interior de bancos e estabelecimentos onde seja mais difícil fazer a instalação deste tipo de sistemas.

2 comentários: