2014/07/15

Thread - o novo "standard" da Nest, ARM e Samsung para casas inteligentes

ZigBee, Z-Wave, Bluetooth, WiFi... aparentemente não chegam. A Nest e a Samsung vão lançar um novo standard para comunicações "mesh" destinados às casas inteligentes.

O ZigBee foi um sistema criado para transmissões de baixa potência e em rede "mesh" que o tornam adequado para este tipo de aplicações (lâmpadas inteligentes, sensores, interruptores, tomadas, etc.) - e na verdade este novo Thread assenta precisamente no mesmo hardware; o que faz com que, teoricamente, os produtos ZigBee possam ser compatíveis com este novo standard.

Porque motivo é necessário um novo standard? Segundo os proponentes deste novo Thread, o WiFi, embora sendo universal, é um sistema demasiado gastador e concebido para transferências de maiores quantidades de dados dos que serão necessários; o Bluetooth não foi concebido para ser utilizado em redes mesh; e quanto ao ZigBee, dizem que o problema é ter-se fragmentado em tantas variantes, que já não é um verdadeiro standard (o que não deixa de ser curioso fazer com que a solução proposta seja criar um adicional).

Ainda assim, pode ser que este Thread venha a ser aquilo que o ZigBee prometeu ser mas falhou em concretizar; e com nomes como a ARM e Samsung a apoiá-lo, pode ser que a próxima geração de tablets e smartphones venha a incluir este tipo de tecnologia, permitindo comunicar directamente com os futuros dispositivos inteligentes em nossas casas sem necessidade de gateways adicionais como agora acontece.

Esperemos que sim... mas será algo que só poderemos saber daqui por alguns anos.

1 comentário: