2014/07/02

Um pequeno passo para os direitos de autor... um salto de gigante para os abusos


As entidades de defesa dos direitos de autor exigem às plataformas de distribuição formas "aceleradas" de poderem remover todo o tipo de conteúdos que achem abusivos. Infelizmente, o resultado prático é o de existirem cada vez mais remoções - elas próprias abusivas - sobre conteúdos completamente legais.

Neste caso, o som em questão, disponível numa página do SoundCloud, era a famosa frase de Neil Armstrong quando deu o primeiro passo na Lua: "um pequeno passo para o Homem, um salto de gigante para a Humanidade." Um clip sonoro que está livre de direitos de autor e disponível para que todos o usem livremente, mas que não impediu que alguém decidisse reportar e remover o clip como sendo uso abusivo.

O mais caricato é que embora o processo de queixa e remoção seja automatizado, facilitando a remoção de conteúdos, o processo de contra-argumentação não o é, não dando sequer hipótese de que o acusado diga que está a ser vítima de abuso! As opções que surgem a quem for alvo de igual processo no SoundCloud são as de que é "implicitamente" culpado, surgindo-lhe unicamente as opções de que são os autores, ou têm autorização dos autores para usarem esse conteúdos, ou de que o conteúdo não foi correctamente identificado. Ou seja... falta a opção de que "esta remoção é uma treta!"

Tendo eu próprio já ter tido a infeliz experiência de passar por um caso semelhante, ao usar uma música original em vídeos do YouTube, e cujo processo se revelou ser uma autêntica telenovela - talvez esteja um pouco mais sensibilizado para o sentimento de impotência que temos quando se trata de casos em que somos alvo de ferramentas automatizadas de forma completamente abusiva e injustificada, que nos obrigam a passar dias ou semanas para rectificar a situação... quando a responsabilidade de demonstrar tal coisa deveria estar no queixoso e não no acusado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)