2014/07/25

Usa emails infinitos no teu Gmail


No outro dia mostrei-vos como o vosso endereço do gmail se pode duplicar em dois endereços diferentes; mas a verdade é que é possível usar muitas mais variantes, para criar endereços alternativos praticamente infinitos.

Uma das possibilidades é usar a técnica dos "pontos" que já tinha referido - em que poderão usar pontos em qualquer parte do vosso nome/endereço, por exemplo:

  • omeuemail@gmail.com 
  • o.meu.email@gmail.com
  • o.m.e.u.e.m.a.i.l@gmail.com
São todos sinónimos para o Gmail, e poderão ser tudo o que é preciso para se poderem registar mais que uma vez num serviço que exija emails diferentes.


Mas a técnica de que vos quero falar hoje é bastante mais potente e versátil: a técnica dos "+".

Tal como o Gmail permite colocar pontos em qualquer lado do vosso endereços, também vos deixa fazer um truque ainda mais útil: anexar qualquer palavra que desejem ao vosso endereço usando o símbolo +. Isto faz com que o endereço acima referido se possa desdobrar em:
  • omeuemail+2014@gmail.com 
  • omeuemail+trabalho@gmail.com
  • omeuemail+lembretes@gmail.com
  • omeuemail+arquivo@gmail.com
  • omeuemail+temporario@gmail.com
  • etc., etc.
Todos estes endereços continuarão a ser enviados para o vosso email, sendo que podem facilmente ser geridos de forma automática usando as regras do Gmail. Se for enviado para o vosso endereço "+trabalho" podem aplicar uma label correspondentes e de maior visibilidade; se for algo só para efeitos de arquivo poderá ser automaticamente arquivado para que não ocupe a inbox; etc. 



Aliado ao facto de poderem seleccionar que tipo de notificações querem receber no vosso smartphone Android por labels, já começam a ver a potência deste sistema. Emails prioritários podem ter notificações; emails menos críticos poderão passar "sem chatear".


O único senão deste sistema com "+" é que embora o símbolo esteja oficialmente definido como sendo um símbolo válido para ser usado num email, muitos serviços não permitem a validação de um endereço com +. Portanto, a utilização do mesmo irá depender desse facto, restando-vos utilizar a táctica dos pontos (à qual também poderão aplicar as regras para atribuição de labels), ou a do email secundário alternativo do googlemail.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)