2014/08/09

Agora já podes deixar um número para te ligarem do teu Android perdido (ou roubado)


Existem inúmeras apps e funcionalidades de segurança para nos ajudar a encontrar ou manter a salvo os dados de um smartphone que seja perdido ou roubado - mas muitas vezes isso é algo em que apenas se pensa depois disso já ter acontecido. Se tiverem um Android, agora torna-se mais simples deixar um número para que quem o tiver vos possa contactar.

O Android Device Manager é o sistema de protecção do Google para os Androids (se ainda não o instalaram e activaram, é altamente recomendável que o façam), permitindo-nos saber por onde anda o nosso smartphone num mapa, definir um código de maior segurança, ou até fazer um reset remoto para eliminar os nossos dados. Mas nada disto permitia fazer uma das coisas mais desejadas por quem perde um equipamento: disponibilizar uma forma simples e rápida de quem o tem nos poder contactar.

Algo que agora fica resolvido finalmente... Agora passa a ser possível definir uma mensagem e número de telefone no Android perdido, sendo que quem o encontrar poderá facilmente contactar com o legítimo dono sem desculpas de que "não conseguia saber de quem era", ou de que "não tinha saldo no seu próprio telemóvel para telefonar".

Uma funcionalidade que se tornará bem útil... embora como sempre, nada possa fazer para que alguém mal intencionado ganhe subitamente uma "consciência".

[via phandroid]

9 comentários:

  1. A opção não me aparece, mesmo usando o interface web. Estará limitado aos EUA ou ainda em rollout?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de testar e a tal opção já está disponível.
      Tens de ter o equipamento já com o serviço activo, e ao carregar em lock, tens a possibilidade de adicionar a informação em questão.

      Eliminar
  2. Esta app é uma boa porcaria, primeiro tem faltas de funções e opções, segundo quando tinha activo e tentei localizar para testar... bem desisti de tanto esperar e por último do nada bloqueou-me a sincronização de duas contas Google e tive mais de uma semana a tentar perceber o que estava mal depois de tentar de quase tudo. Por isto tudo é que a minha recomendação é não usar até porque existem outras apps bem melhor desenvolvidas e com mais experiência no ramo como por exemplo a Prey ou a Zoner antivirus que uso ambas e têm bem mais opções em caso de perda ou roubo. Só desejo a todos os bons leitores do aadm :D que façam boas escolhas nas apps que usam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uso em todos os meus smartphones e tablets. Funciona sem problemas.
      Só não localiza quando o equipamento não tem ligação à Internet.

      Eliminar
  3. Uma duvida. Se nos roubarem o tmv e quisermos aceder ao Device Manager e se tivermos 2 step verification activo nao vamos conseguir fazer login pois nao teremos maneira d aceder à sms de confirmacao certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for num computador onde estejas autenticado, não te deverá pedir o código. Mas se pedir, deverás dar uso aos códigos de "emergência" para aceder sem código SMS. (Eu pessoalmente tenho a app que gera códigos a gerar em três dispositivos diferentes, dois smartphones e um tablet, que assim também serve para salvaguardar contra esse tipo de situação)

      Eliminar
    2. Como é que conseguiste isso, Carlos? Quando tento fazer isso recebo um aviso a dizer que só posso ter um dispositivo a gerar códigos para cada conta

      Eliminar
    3. Quando te surge o QR code para "sincronizar" os números gerados, usas para sincronizar com os vários dispositivos que quiseres.

      Eliminar