2014/08/02

Cidades reais... ou nem por isso?


Há muito que já sabemos que não podemos acreditar em tudo o que vemos, e por isso não nos custará acreditar que as estas imagens que hoje vos trago não são fotografias, mas sim criações digitais de um jovem artista brasileiro, mestre da modelação 3D.

Estas, e outras imagens igualmente fascinantes, que nos fazem duvidar se estamos a ver fotos reais ou meros pixeis calculados por um programa 3D, foram criadas pelo jovem brasileiro Gilvan Isbiro usando ferramentas como o 3Dmax, Vray e Photoshop.


É realmente impressionante o que se pode criar com a ajuda de um computador - e o quanto se evoluiu desde os tempos em que os simples gráficos wireframe eram sinónimos da mais avançada tecnologia de imagem digital. (E também do tempo em que calcular um único frame de uma imagem era algo para demorar 12h ou mais; e de considerar uma grande vitória conseguir compreender e explorar algumas capacidades "mágicas" do 3Dmax, como a emissão de partículas e/ou a geração de ondas. :)

... Será que ainda há quem, como eu e outras pessoas da minha geração, considere "divertido" passar fins-de-semana a brincar com estes programas a ver o que consegue fazer com aquilo? Ou será que hoje em dia considerarão mais produtivo simplesmente sentarem-se à frente da Xbox ou Playstation para passarem o seu tempo? :)

3 comentários:

  1. Depois temos os miúdos a perguntar coisas como:
    "Os dinossauros existem mesmo?"
    e
    "as vacas existem"?

    ResponderEliminar
  2. Mike, e uma manada de imbecis a reclamar da foto do Spielberg ao lado de um dinossauro "morto" :)

    ResponderEliminar
  3. Só uma correcção..o software é 3dsmax e não 3dmax :)...

    Este senhor é mesmo um grande artista :).

    ""divertido" passar fins-de-semana a brincar com estes programas a ver o que consegue fazer com aquilo?"

    A resposta no meu caso é SIM :)...o meu hobbie preferido desde os tempos de Universidade. Podem ver em http://www.facebook.com/My3dspace

    ResponderEliminar