2014/08/22

Hema Imager adiciona visão térmica a qualquer smartphone


As câmaras muito têm evoluído nos últimos tempos. Para além da resolução (que agora atinge o Ultra HD em vídeo), temos coisas como fotos e vídeos em HDR, e até vídeos em alta-velocidade. Será possível fazer melhor? Claro que sim. A visão térmica permite-nos ver um mundo invisível à nossa volta, e este Hama Imager quer colocar isso ao alcance de todos.

As câmaras térmicas permiten visualizar a temperatura dos objectos, e são um precioso auxiliar que permite identificar fugas de água, falhas de isolamento, e até doenças (identificando pessoas com temperatura acima do nomela). Infelizmente, é uma tecnologia cujo custo tem demorado a baixar, e ainda hoje em dia é demasiado dispendiosa para que seja utilizada fora do âmbito profissional.

Torna-se por isso um produto que bem necessita de um empurrão que possa fazer mexer as coisas, como muitos projectos de crowdfunding têm feito, e é isso que este Hema Imager quer fazer no Kickstarter com uma câmara térmica de baixo custo.


O Hema Imager é um pequeno módulo com um sensor térmico que transmite as suas imagens via Bluetooth ou WiFi para um smartphone, permitindo ver as imagens térmicas (podendo ser sobrepostas na imagem captada pelo smartphone). Antes que comecem a ter expectativas demasiado elevadas, aqui estamos perante um sistema que tem uma resolução reduzida de apenas 64x62 pixeis - o que cria imagens bastante pixelizadas. Mas, há que ter em conta que em vez de custar milhares de dólares, este Hama Imager pode ser vosso por apenas $195 (agora já passou para os $250 dólares) - e se o projecto atingir um certo patamar, o sistema irá ser melhorado para 82x62 pixeis.

As únicas alternativas existentes são o FLIR One que é mais caro (mas é de uma marca reconhecida e é um produto comercial "sem riscos"); e o Mu Thermal - que se torna num dos projectos mais ridículos do Indiegogo (ainda mais que o Kreyos Meteor de que falamos ontem), pois estava prometido que seria entregue em Maio de 2013, e mais de um ano depois, continua-se a aguardar sem qualquer esperança de que alguma vez seja entregue (e os responsáveis pelo projecto nem respondem aos apoiantes). Felizmente, esse foi um dos projectos que, embora tivesse apoiado, consegui sair a tempo recebendo o reembolso integral do valor que tinha pago.

Esperemos que este Hema Imager seja bem diferente...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)