2014/08/21

Kreyos Smartwatch - mais um grande falhanço do Indiegogo?


Nas campanhas de crowdfunding temos tido casos de enormes sucessos (veja-se o Pebble e os Oculus Rift), outros que se limitam a cumprir com o prometido sem grandes alaridos, outros que sofrem atrasos, e outros que se vêm revelar verdadeiras fraudes. No caso deste Kreyos Meteor parece que meramente se trata de um grande falhanço...

O Kreyos Meteor era um pequeno smartwatch com ecrã e-Ink com compatibilidade prometida com Android, iOS e Windows Phones, e que tinha como grande novidade o facto de ter microfone e coluna que permitia o acesso à Siri/Google por voz a partir do pulso. Isto acompanhado por um vasto conjunto de funcionalidades, e um preço imbatível de apenas $100. Melhor que tudo, era dito que estava tudo pronto para entrar em produção, e que as entregas seriam feitas em Novembro (de 2013, entenda-se).

Mas Novembro chegou e passou... e não seria nada de anormal: nestes projectos de crowdfunding há quase sempre atrasos. Mas aos poucos já nos vamos aproximando de um ano de atraso - uma eternidade que faz com que um produto desejável se venha a tornar em algo obsoleto - e que ainda por cima parece estar a revelar que o Kreyos Meteor não é nada daquilo que tinha sido prometido.



Algumas pessoas já começaram a receber os seus Meteor, e acusam-no de ser um lixo completo; não sendo à prova de água, como prometido; e de ter uma qualidade sonora horrenda (que se torna caricata quando a justificação para o enorme atraso foi o redesenhar o dispositivo de forma a obter uma qualidade de som superior). A par das muitas críticas que lhe têm sido feitas, há também a mudança dos termos, que passaram a impedir os reembolso - e a completa inactividade/passividade do Indiegogo, que como sempre... faz de conta que não tem nada a ver com o assunto; o que não vem ajudar para todos os que já acusam o Indiegogo de ser o local para onde vão os projectos "duvidosos" que o Kickstarter se recusa a aprovar.

(O facto de andarem a apagar comentários negativos na sua página do Facebook, ou do criador do projecto ter fotos a comprar roupas de luxo e passear de Ferrari também não ajudarão).

Tendo sido um investidor neste projecto, ainda tenho esperança de vir a receber um Kreyos minimamente funcional (alguns comentários dizem que o relógio não é assim tão mau, embora não cumpra com o que foi prometido) - embora nesta altura, e como já tenho dito por várias vezes, seria um enorme erro investir em qualquer coisa que não seja um Android Wear. Em Novembro do ano passado, um smartwatch que se limitasse a ser um microfone/coluna bluetooth para interagir com a Siri e Google teria sido bom... hoje em dia, seria algo manifestamente insuficiente.

Fica o alerta para que se tomem todas as precauções antes de investirem em qualquer projecto de crowdfunding.

1 comentário:

  1. Só há um tipo de projetos de hardware que vale a pena investir em crowdfunding: projetos de hardware completamente aberto, com código fonte e documentação completamente pública e livre. O resto, na maioria dos casos, ou é treta, ou acaba por ser absorvido por grandes empresas que vão contra o espírito do crowdfunding (como o caso do Occulus Rift).

    ResponderEliminar